A Hughes, operadora de serviços de satélite, firmou contrato no valor de R$ 14,5 milhões com a Secretaria de Estado da Administração do Estado de Santa Catarina (SEA/SC) para fornecer conectividade via satélite aos órgãos da administração estadual. A empresa foi vencedora de licitação promovida pelo governo catarinense.
O acordo, que tem duração de 36 meses, vai possibilitar a formação de uma rede de comunicação multimídia (voz, dados e imagem) para 423 pontos dentro do estado de Santa Catarina, que não são atendidos pela rede terrestre.
O serviço vai interligar diversos órgãos estaduais como a Secretaria de Educação, de Saúde, o Departamento de Infraestrutura, a Polícia Estadual, as Secretarias Regionais, entre outros.
Segundo a Hughes, dentre os benefícios proporcionados pela tecnologia via satélite estão a ampliação e agilidade de comunicação entre as entidades administrativas e seus gestores, além de redução de aproximadamente 60% nos custos operacionais.
De acordo com Luiz Carlos Pereira Maroso, gerente de tecnologia de informação da SEA, o projeto permitirá que o governo tome decisões seguras na gestão dos recursos públicos, o que representa maior controle das ações, garantindo mais qualidade na governabilidade. "A conclusão do projeto, em 2010, irá beneficiar todos os municípios do estado, com 4.031 pontos", afirmou Maroso.
- Conectividade via satélite