Redução de preço pode elevar receita com SMS, indica estudo

0

Os serviços de mensagem de texto (SMS) podem a ampliar as receitas das operadoras de telefonia móvel, em especial as que atuam nos chamados mercados emergentes, caso tenham os preços reduzidos, de acordo com um estudo feito pela Acision, fornecedora de serviços de mensagens.
Segundo a empresa, a ferramenta de SMS ainda é pouco utilizada em países da região da Ásia-Pacífico ou mesmo no Brasil. Nessas regiões, o custo do SMS ainda é elevado, o que acaba impedindo a utilização mais intensa dessa ferramenta. "As operadoras não se deram conta de que há uma relação entre preço e uso", observou Pierrete de Leeuw, gerente de marketing de produtos para mercados emergentes da Acision.
Com a redução dos custos de SMS, avalia o executivo, as operadoras podem oferecer novas aplicações para o serviço e aumentar as receitas. Nas Filipinas, por exemplo, país responsável pelo maior índice de utilização de mensagens de texto no mundo, pacotes econômicos e bônus levaram à popularização do serviço. Já na Indonésia, onde o SMS também é bastante popular, já são oferecidos serviços por US$ 0,0001.
De acordo com um relatório recente da GSM Association, um aumento de 10% na penetração dos serviços de telefonia móvel resulta em um crescimento de 1,2% na receita. "Nos mercados emergentes, os serviços de mensagens exercerão um papel fundamental nesse sentido", disse Aram Krol, diretor da área de marketing de produtos para Serviços de Mensagens da Acision.
Este ano começou com cerca de 4 bilhões de assinaturas ativas de telefonia móvel no mundo, o que representa uma penetração de 61%, um salto expressivo em relação à taxa de penetração de celulares no mundo registrada em 2000, que foi de apenas 12%.
Alguns países são os principais responsáveis por esse aumento tão significativo. A China, por exemplo, ganhou mais de 53 milhões de assinantes apenas no primeiro semestre de 2008. No mesmo período, a Índia registrou 50 milhões de novos usuários de serviços móveis. Segundo a consultoria Informa Principal, até o fim de 2010, a Índia terá 500 milhões de usuários de celulares, sendo que no início de 2008 somava 250 milhões, ou seja, vai dobrar em dois anos.
A África, por outro lado, é a região com a maior taxa de crescimento anual de assinantes de telefonia móvel. No início de 2008, o continente registrou mais de 250 milhões de novos assinantes. "Na África Subsaariana, o que se gasta com telefonia móvel chega a até 4% da renda nacional", afirmou Leeuw.
Mas, apesar do crescimento expressivo dos serviços de mensagens, ainda há um grande potencial a ser explorado. "Nesses países emergentes, os assinantes enviam menos de um SMS por dia. Na Nigéria, por exemplo, a média diária é de 0,3 SMS por assinante. É muito pouco, se comparado à média das Filipinas, de 30 SMS por dia", frisou Leeuw.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.