A força dos aplicativos para o Omni Channel

0

Se antes falávamos do uso de diversos canais para atender os clientes, agora esta experiência é ainda mais aprimorada. Isto a partir de um serviço que integra todos esses canais e é tendência do mercado de varejo. O omni-channel é uma adaptação para os novos hábitos. Esta é uma prática que envolve loja física, uso de tablets, smartphones, acesso de mídias sociais, e-commerce, central de vendas via telefone, e-mail, etc. Porém, qual é a principal ferramenta que os empreendedores devem investir?

Quem está por dentro destas novidades certamente sabe a importância dos aplicativos. Dentre os desafios que os empresários enfrentam ao lidar com o novo processo, é fazer a integração real dos canais. Este é o primeiro passo.

Nos EUA, já é elevado o grau de maturidade do varejo digital. Com isso, o omni channel só tende a avançar. Um termo que se popularizou em 2002, showrooming, com a constatação de crescente uso da loja para conhecimento e posterior compra on-line, é um dos tópicos que norteiam o setor.

Também acontece o contrário, o número de consumidores que acessam a loja on-line antes de realizar a compra na loja física aumenta a cada dia. A Forrester Research constatou que 35% dos consumidores nos EUA utilizam o telefone para pesquisar preços em lojas. Ter um aplicativo para a sua loja significa facilitar e atrair clientes. Esta é uma ferramenta muito fácil e simples de manusear, de baixar, além de possuir acesso diversificado, atualização e utilização rápida.

Um exemplo de outro modelo nascido da integração de canais é uma loja especializada em jeans, que possibilitava ao consumidor o uso do smartphones para ler o código de barras de cada peça dos modelos no mostruário. Desta maneira, o cliente pode ver através do seu dispositivo móvel informações e disponibilidades em estoque, além de solicitar o produto e reservar um provador, para onde as peças são automaticamente enviadas. É possível fechar a transação sem contato com o funcionário.

Está comprovado que um consumidor que ficou satisfeito mantém sua opção pela marca. Não dá para pensar mais em uma loja que não possua um canal que permita o acesso do consumidor aos produtos e informações da loja. Isso é um erro. Finalmente as empresas podem encontrar saídas para a recorrente dificuldade de fidelizar clientes, e os apps são umas das melhores soluções.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Forrester Research, 60% de todos os varejistas dos EUA vão adotar a internet de alguma forma, ou para uma transação direta via e-commerce ou como forma dos consumidores realizarem a pesquisa antes da compra.

Para obter um sucesso do omni channel e saber lidar com as mudanças do comportamento e demandas do consumidor, as companhias devem aderir a algumas práticas inovadoras. Para deixar o atendimento mais completo, uma dica é a tecnologia móvel para os funcionários da loja física. Com o aplicativo na mão, o colaborador fica completo e oferece mais informações sobre os produtos, linha de preferências, estoque, entre outros.

Além disso, os funcionários devem receber treinamentos para se adaptar às mudanças. A especialização em omni channel é importante porque o futuro promete uma experiência e-commerce cada vez mais aliada ao novo modelo.

Aquelas corporações que souberem suprir o consumidor em suas necessidades de modo on-line ou não, só terão vantagens. Além de estar à frente no mercado competitivo, melhor rentabilidade, agilidade nos processos, crescimento e geração de leads.

João Moretti, head de Marketing da MC1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.