Cimed conclui migração para o SAP S/4HANA

0

A Cimed vem modernizando os seus processos no ambiente em nuvem. Para se manter na vanguarda, a empresa deu um novo passo e migrou do SAP ECC para o SAP S/4HANA, ERP para grandes empresas da multinacional alemã, por meio da oferta RISE with SAP, serviço gerenciado na nuvem que permite uma migração segura e eficiente dos sistemas on-premise. O projeto foi realizado pela delaware Brasil.

Há 48 anos no mercado, a Cimed, atualmente, marca presença em 98% das farmácias brasileiras. Com mais de cinco mil colaboradores, a empresa conta com escritórios localizados em São Paulo e Minas Gerais, além de outros 26 centros de distribuição espalhados em todo o país. A companhia vem registrando um crescimento exponencial e, só em 2023, atingiu o faturamento de R$ 3 bilhões. A meta é que, até 2030, alcance a marca de R$ 10 bi.

Para suportar o ritmo de expansão, a Cimed vem investindo na migração para o ambiente em cloud. Em 2021, como exemplo, a empresa migrou o datacenter on-premise para a nuvem do Google. A organização, que já utilizava o SAP ECC na última versão, em 2023, realizou um pré-projeto em que limpou cerca de 41% das customizações, buscando se alinhar à proposta de clean core da SAP, que prevê o mínimo de customizações possíveis no núcleo do ERP.

Em 2024, acompanhando esse movimento, a Cimed deu mais um passo e decidiu realizar a migração completa para o SAP S/4HANA, como explica Domingos Bruno, diretor-executivo de tecnologias digitais da Cimed. "A Cimed vem investindo nos últimos anos na evolução digital. Deste modo, nós, como usuários da SAP de longa data, vimos a oportunidade de avançar no meio digital, bem como adquirir melhores práticas tanto do ponto de vista organizacional quanto operacional, ao migrarmos para uma solução robusta que nos desse escalabilidade e, além disso, que viesse ao encontro do nosso conceito de nos tornarmos uma empresa clean core", pontua.

A conclusão do projeto ocorreu em janeiro de 2025, e passou para a nuvem todos os módulos de backoffice, logística, produção, entradas e saídas, manutenção e controle de qualidade. A consultoria escolhida para liderar essa missão foi a delaware Brasil. "Mais do que migrar de sistema, todo o processo de implementação envolve transformar a cultura organizacional e, em se tratando do segmento farmacêutico, é fundamental atender às normas e regulamentos exigidos pelos órgãos regulatórios. Por isso, ter o apoio da delaware nessa jornada nos transmite ainda mais confiança de que seguiremos o caminho certo", destaca Bruno.

Rodrigo Moulardo, CSMO da delaware, comentou: "Acompanhar a Cimed nessa transformação digital com o SAP S/4HANA é um marco importante. Agora, com o go live concluído, estamos ansiosos para ver como essa tecnologia continuará apoiando a empresa a alcançar novos patamares e transformar desafios em oportunidades."

Com o planejamento definido e metas agressivas de expansão no mercado nos próximos anos, as expectativas com a migração da Cimed são altas. "A Cimed é uma empresa que pode ser considerada ágil por natureza. Desta forma, não temos dúvida que, ao implementarmos o SAP S/4HANA, que tem uma ampla capacidade de integração com o sistema em nuvem, iremos ganhar ainda mais agilidade e eficiência, que nos permitirá dar voos mais altos", finaliza o diretor-executivo de tecnologias digitais da Cimed.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.