A Fadel Transportes, referência no setor de transportes e logística, alcançou um novo patamar de eficiência e escalabilidade em suas operações após a implementação de um conjunto abrangente de soluções da TOTVS. Desde o início da parceria em 2014, a empresa, que atua em 12 estados brasileiros, além de Paraguai, Gana e África do Sul, modernizou sua gestão, otimizou processos e preparou o terreno para um crescimento sustentável.
Fundada em 2001 em Tatuí (SP), a Fadel Transportes iniciou sua trajetória atuando no nordeste do país com o Projeto Forró, um projeto de terceirização da distribuição urbana de bebidas para a Ambev. Desde então, tem se destacado na cadeia logística nacional, contando hoje com mais de 6.100 colaboradores e 2.800 equipamentos. Com mais de 60 unidades no Brasil, a Fadel vem ampliando seu espaço no mercado, sempre priorizando a excelência no atendimento ao cliente. Em 2021, a aquisição total da empresa foi concluída pela JSL, empresa do Grupo Simpar, um dos maiores grupos logísticos da América Latina.
Antes do contrato com a TOTVS, a Fadel Transportes enfrentava desafios como a descentralização de informações, complexidade da conformidade fiscal e tributária, lentidão no processamento de documentos e dificuldades na gestão de recursos humanos. Para superá-los, implementou um conjunto abrangente de soluções TOTVS, incluindo o ERP TOTVS Backoffice – Linha Protheus, acompanhando do App Meu Protheus, TOTVS RH – Linha Protheus, TOTVS RH Clockin, TOTVS Gestão Financeira – Linha Gesplan e TOTVS Fluig, além da contratação da TOTVS Cloud, serviço de nuvem da TOTVS, nas modalidades PaaS (plataform as a service) e IaaS (infrastructure as a service).
Essa implementação e integração de tecnologias transformou a operação da Fadel, tornando os processos mais rápidos, confiáveis e escaláveis. Ao centralizar a gestão, o ERP eliminou redundâncias e inconsistências de dados, permitindo uma visão unificada das operações, enquanto a solução TOTVS Gestão Financeira – Linha Gesplan otimizou o controle financeiro, automatizando tarefas e fornecendo informações precisas para tomadas de decisão estratégicas.
As soluções de RH, por sua vez, simplificaram a gestão de pessoas, desde o controle de ponto até o desenvolvimento profissional dos colaboradores, enquanto o TOTVS Fluig promoveu a colaboração e a comunicação interna, agilizando fluxos de trabalho e integrando equipes.
Finalmente, a migração para a TOTVS Cloud não apenas garantiu a segurança e a disponibilidade dos dados, mas também trouxe flexibilidade e escalabilidade para a infraestrutura de TI da Fadel, permitindo que a empresa se adaptasse rapidamente às demandas do mercado.
"As soluções da TOTVS proporcionaram à nossa empresa uma gestão mais eficiente, integrada e adaptada às necessidades específicas do setor de logística, contribuindo para a excelência operacional e o crescimento sustentável do negócio", afirma Danilo José Brunini, gerente corporativo de Tecnologia e Inovação da Fadel Transportes. "Temos diversos benefícios significativos, como integração e automação dos processos, validação e conformidade fiscal, gestão de recursos humanos, gestão de frotas e manutenção de ativos, sempre suportando nosso crescimento e expansão", complementa o executivo.
Com a implementação das soluções TOTVS, a Fadel Transportes conseguiu resolver diversos desafios operacionais e administrativos, especialmente em um setor tão dinâmico como o de logística e transportes. A empresa obteve ganhos relevantes, como a redução de erros operacionais, o aumento da eficiência, a agilidade no processamento de documentos e uma melhor gestão da operação como um todo.