O modelo de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) está em curva ascendente. No entanto, nesse primeiro momento, a adoção do SaaS pelas empresas vem ocorrendo por meio de aplicações horizontais e isoladas, restritas a algumas poucas áreas corporativas.
A avaliação é de Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias da IBM, que participou do Software Innovation – 2009, seminário nesta quinta-feira, 7, em São Paulo, para discutir e apresentar tecnologias, soluções e novos modelos de negócios para o segmento. O evento é promovido pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações.
"É um processo de aprendizado e se torna mais fácil trabalhar com uma aplicação mais isolada, para adquirir conhecimento sobre o modelo", avalia o executivo, frisando que a maior incidência de adesão ao SaaS se dá nas pequenas e médias empresas. "Elas são menos complexas, não dependem de soluções customizadas e são mais sensíveis aos investimentos, os quais são menores no modelo de SaaS, que não exige aporte inicial em infraestrutura e licenças de software, mas apenas o pagamento mensal pelo uso", afirma Taurion.
Ele observa, entretanto, que o mercado já está entrando em uma segunda etapa, com o surgimento de novas aplicações, mais customizadas, ao passo que a curva de aprendizado e a demanda pela solução vão crescendo.
Taurion acredita que a predominância de SaaS continuará nas pequenas e médias empresas, mas que já acorrerá uma maior adoção por parte das grandes corporações por esse tipo de solução.
Na opinião do gerente da IBM, as principais barreiras para a difusão do SaaS, como a questão da segurança, estão quase superadas e as companhias passarão a olhar com mais atenção para esse modelo, principalmente por possibilitar às empresas trocar o Capex (despesas de capital) por Opex (despesas operacionais), diminuindo o risco de ter um investimento perdido e permitindo que a companhia seja mais inovadora no lançamento de seus produtos.
"O SaaS muda o papel da área de TI, que deixa de ser a gestora da tecnologia e o CIO pode otimizar seu tempo gerenciando contratos e negócios com os fornecedores. Isso permite que ele seja mais inovador e fique mais focado no negócio", conclui Taurion.
- Alteração radical