Phablets já respondem por 21% das vendas de smartphones no mercado norte-americano

0

O consumidor que adquiriu um smartphone nos EUA neste ano tem grande chance de ter comprado um phablet, categoria de aparelho com tela grande — de 5,5 polegadas ou acima —, mas com a mobilidade de smartphones comuns. Dados da empresa de pesquisa Kantar Worldpanel ComTech mostram que os phablets foram responsáveis por 21% das vendas de smartphones nos EUA no primeiro trimestre deste ano, 6% acima do registrado no mesmo período de 2014.

Esses aparelhos têm conquistado expressiva participação de mercado principalmente na Ásia, como  em Taiwan e Hong Kong, onde smartphones com tamanhos de tela maior do que 5,5 polegadas já são usados por 50% dos usuários ativos de celulares, de acordo com dados da Flurry Analytics empresa.

Todos os principais fabricantes de smartphones lançaram phablets em 2014 e no primeiro trimestre deste ano, incluindo a Apple, Samsung, LG e Motorola, além das chinesas Xiaomi e Huawei.

O fenômeno dos phablets ganhou dimensão, em particular, depois do lançamento do iPhone 6 Plus, modelo que respondeu por 44% das vendas de phablets no mercado norte-americano no ano passado. Fora dos EUA, a Apple ganhou participação em cinco grandes mercados da Europa — Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha.

"No primeiro trimestre deste ano, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus continuaram a atrair os consumidores em toda a Europa, incluindo os usuários que anteriormente possuíam um smartphone Android", disse Carolina Milanesi, chefe de pesquisa da Kantar Worldpanel ComTech, ao The Guardian. "Nesses cinco países da Europa, 32,4% dos novos clientes do iOS da Apple, em média, eram usuários de smartphones com o Android."

Mercado

Segundo a empresa de pesquisas, a Apple conquistou uma fatia de 20,3% nos cinco grandes mercados europeus no primeiro trimestre deste ano, o que representa um aumento de 1,8 ponto percentual em relação a igual período de 2014. O Android ainda é o sistema operacional dominante, apesar da perda de 3,1 pontos de participação de mercado, para 68,4%.

Enquanto o iOS e o Android travam uma disputa feroz para liderar as vendas no Reino Unido, o BlackBerry diminuiu o seu market share de 1,6% para 0,7% em um ano, a mesma situação experimentada pelo Windows Phone da Microsoft, que também caiu 1,5 ponto percentual, para 8% das vendas de smartphones no Reino Unido.

A Microsoft espera que seu novo sistema operacional para dispositivos móveis, o Windows 10, será capaz de impulsionar as vendas, mas ele não deve chegar ao mercado antes do terceiro trimestre. Enquanto isso, o Google prevê lançar a próxima versão do Android ainda este mês, e a Apple deve anunciar iOS 9 durante sua conferência para desenvolvedores em junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.