Blockchain e a transparência na publicidade digital

0

O mercado da publicidade passa, em todo o mundo, por um processo de adaptação à era da informação, especialmente no que diz respeito à transparência. De acordo com um relatório da Juniper Research, os anunciantes perderão cerca de US$ 19 bilhões para atividades fraudulentas na publicidade digital em 2018. E a estimativa é chegar a uma perda de US$ 44 bilhões em 2022.

Pensando nisso, o IAB (International Advertising Bureau) passou a exigir que todos os seus membros estejam registrados no Trustworthy Accountability Group (TAG), um programa para evitar fraudes e atividades criminais no setor. Essas instituições também lançaram, em 2016, o guia "Boas práticas no combate à fraude", com informações e orientações globais adaptadas ao mercado brasileiro.

A publicidade digital é a mais sensível a esse tipo de problema, especialmente no que diz respeito à privacidade das segmentações de mercados e clientes, e também à reconciliação de programas de marketing. O buraco é bastante fundo e sair dele não é tarefa simples – mas é possível. A blockchain soluciona esses problemas ao colocar todas as informações em uma rede segura, compartilhada e imutável.

Sem perder tempo explicando as minúcias da tecnologia, isso significa que todos os membros da cadeia publicitária passarão a operar, sem nenhuma dúvida ou desconfiança, com a mesma informação ao mesmo tempo. Essa transparência e auditoria em tempo real permite que os clientes tenham a liberdade de autorizar ou não o acesso aos seus dados de segmentação de campanha ou acompanhar ao vivo campanhas online, por exemplo. Com essa transparência nos resultados e métricas, muitos problemas de confiança que existem hoje entre anunciantes e agências serão drasticamente reduzidos.

A própria Disney está desenvolvendo sua rede blockchain: a Dragonchain. Entre muitos usos, ela poderá, por exemplo, garantir a legitimidade do conteúdo da própria Disney e evitar usos indevidos. O IAB, que comentei acima, também tem investido nos estudos dessa tecnologia e incentivado seus associados a fazerem o mesmo, por se tratar de algo completamente revolucionário não apenas para Advertising, mas para todos os setores da economia.

Em suma, dentro da publicidade a blockchain vai permitir que agências e anunciantes segmentem melhor suas audiências, compartilhem dados entre si e garantam mais segurança e privacidade para os usuários. A tecnologia é bastante inovadora e vai transformar o mercado da publicidade, por isso quem sair na frente tem mais chances de crescer e se manter competitivo nesse futuro inevitável. E você, já começou a pensar nisso?

Nathália Nicoletti, co-fundadora do grupo A Star e sócia da Smartchains.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.