O mercado da publicidade passa, em todo o mundo, por um processo de adaptação à era da informação, especialmente no que diz respeito à transparência. De acordo com um relatório da Juniper Research, os anunciantes perderão cerca de US$ 19 bilhões para atividades fraudulentas na publicidade digital em 2018. E a estimativa é chegar a uma perda de US$ 44 bilhões em 2022.
Pensando nisso, o IAB (International Advertising Bureau) passou a exigir que todos os seus membros estejam registrados no Trustworthy Accountability Group (TAG), um programa para evitar fraudes e atividades criminais no setor. Essas instituições também lançaram, em 2016, o guia "Boas práticas no combate à fraude", com informações e orientações globais adaptadas ao mercado brasileiro.
A publicidade digital é a mais sensível a esse tipo de problema, especialmente no que diz respeito à privacidade das segmentações de mercados e clientes, e também à reconciliação de programas de marketing. O buraco é bastante fundo e sair dele não é tarefa simples – mas é possível. A blockchain soluciona esses problemas ao colocar todas as informações em uma rede segura, compartilhada e imutável.
Sem perder tempo explicando as minúcias da tecnologia, isso significa que todos os membros da cadeia publicitária passarão a operar, sem nenhuma dúvida ou desconfiança, com a mesma informação ao mesmo tempo. Essa transparência e auditoria em tempo real permite que os clientes tenham a liberdade de autorizar ou não o acesso aos seus dados de segmentação de campanha ou acompanhar ao vivo campanhas online, por exemplo. Com essa transparência nos resultados e métricas, muitos problemas de confiança que existem hoje entre anunciantes e agências serão drasticamente reduzidos.
A própria Disney está desenvolvendo sua rede blockchain: a Dragonchain. Entre muitos usos, ela poderá, por exemplo, garantir a legitimidade do conteúdo da própria Disney e evitar usos indevidos. O IAB, que comentei acima, também tem investido nos estudos dessa tecnologia e incentivado seus associados a fazerem o mesmo, por se tratar de algo completamente revolucionário não apenas para Advertising, mas para todos os setores da economia.
Em suma, dentro da publicidade a blockchain vai permitir que agências e anunciantes segmentem melhor suas audiências, compartilhem dados entre si e garantam mais segurança e privacidade para os usuários. A tecnologia é bastante inovadora e vai transformar o mercado da publicidade, por isso quem sair na frente tem mais chances de crescer e se manter competitivo nesse futuro inevitável. E você, já começou a pensar nisso?
Nathália Nicoletti, co-fundadora do grupo A Star e sócia da Smartchains.