De acordoo com eMarketer, um número significativo de pessoas nos EUA já usava pagamentos móveis de proximidade regularmente antes da pandemia – cerca de 72 milhões em 2019, de acordo com as estimativas. À medida que mais consumidores experimentavam diferentes formas de pagamento em 2020, no entanto, o número de usuários de pagamento móvel de proximidade nos EUA aumentou 29% ano a ano para 92,3 milhões. Espera-se que a base de usuários ultrapasse 100 milhões este ano e que o crescimento continue constante até o final de nosso período de previsão em 2025.
"O pagamento sem contato não está apenas assumindo a forma de cartões de crédito e débito tradicionais acenando na frente de um terminal de pagamento, mas mais ainda em carteiras móveis como Apple Pay, Google Pay e aplicativos móveis de varejistas", disse Oscar Orozco, diretor da eMarketer previsão na Insider Intelligence.
A Visa anunciou que o uso de seus cartões sem contato nos EUA aumentou 150% ano após ano em março passado, e a Mastercard relatou um aumento de cerca de 40% nos pagamentos sem contato no primeiro trimestre de 2020. "Embora parte disso tenha sido impulsionado por cartões sem contato, o que também estimulou o crescimento do uso foi o aumento da adoção de cartões em carteiras móveis", disse Orozco.
De acordo com a pesquisa de abril de 2020 da FIS, mais adultos norte-americanos estão recorrendo a carteiras móveis para pagar suas compras em vez de usar dinheiro.
De modo geral, os consumidores estão ficando mais confortáveis ??com seus novos hábitos. Na pesquisa de julho de 2020 da CommerceNext e CassarCo Strategy and Analytics, 13% dos usuários de internet dos EUA disseram que tentaram pagar na loja com um telefone celular pela primeira vez durante o início da pandemia, enquanto outros 20% disseram que encomendaram um produto de um celular aplicativo que eles não usaram antes.
Embora tenha havido grandes avanços no espaço de pagamentos móveis, vários fatores estão inibindo o crescimento e a adoção mais fortes.
Em primeiro lugar, alguns consumidores – particularmente dados demográficos mais antigos – consideram os aplicativos de pagamento móvel difíceis de usar. "Definitivamente, há pontos de dor significativos quando se trata de configurar e usar uma carteira móvel", disse Orozco. "Alguns usuários experimentaram os aplicativos e não voltaram para futuras compras na loja".
Depois, há também o problema de algumas empresas, especialmente pequenas empresas, não estarem configuradas para aceitar pagamentos móveis. Mesmo os grandes varejistas que atualmente aceitam carteiras móveis aceitam apenas algumas das opções disponíveis. De acordo com Orozco, essa falta de coesão impediu o crescimento.
Ainda assim, o volume de transações que acontecem por meio de carteiras móveis está aumentando. Em 2020, mais de US$ 182 bilhões foram transacionados na loja por meio de carteiras móveis nos EUA, US$ 30 bilhões acima de nossa estimativa anterior.
Este ano, o valor da transação saltará para quase US$ 250 bilhões e, no final de 2025, ultrapassará US$ 500 bilhões.
"Embora ainda representem apenas uma pequena porcentagem de todos os gastos físicos, os pagamentos móveis de proximidade continuarão a acompanhar o mercado à medida que seu uso aumenta", disse Orozco. "No curto prazo, esperamos que esses aplicativos se concentrem em incentivar a adoção, oferecendo recompensas e descontos em varejistas parceiros. Eles também incluirão novos recursos, como pagamentos ponto a ponto e compra de criptomoedas, o que também deve acelerar o engajamento".