Com digitalização, Porto do Açu quer se igualar aos principais portos do mundo

0

Único porto privado do Brasil e um dos maiores investimentos em infraestrutura no país, o Porto do Açu se prepara para iniciar sua jornada de crescimento digital. A Radix, em colaboração com a HPC Hamburg Port Consulting, o Supply Chain & Logistics Technology Program – University of Houston, e a UTC Overseas, desenvolverá uma visão de 5 a 10 anos para a plataforma tecnológica do Porto e seu ecossistema, com foco na otimização das operações, captação de novos negócios alinhados tecnologicamente e estabelecimento de um plano de governança tecnológica e arquitetura de sistemas.

Para desenvolver o projeto, a Radix vem conduzindo análise completa da estrutura de ativos atual, com levantamento de tecnologias essenciais para a visão de futuro como um Porto Digital.

"A Radix já havia concluído alguns projetos de digitalização para outros portos, como o Porto CSN na cidade de Itaguaí, Estado do Rio de Janeiro, e alguns portos da Vale. Verificamos que a digitalização das várias etapas do processo produtivo permite a análise das tendências de médio e longo prazo, com o objetivo de aumentar a disponibilidade e eficiência do porto. Isso leva a uma melhor tomada de decisão – com base em dados – reagindo mais rapidamente ao mercado e com uma movimentação de carga mais enxuta, confiável e econômica", diz Luis Alfredo de Almeida Cruz, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Radix.

"Além da digitalização, o 'smart port' atende às novas necessidades da indústria, busca parcerias colaborativas para impulsionar a inovação e o crescimento e aplica a proposta de valor do 'resultado financeiro triplo', não apenas preparando uma 'força de trabalho do futuro', mas de forma mais importante, atraindo indústrias de conhecimento, como a de alta tecnologia", comenta Margaret Kidd, Diretora de Programa da Cadeia de Suprimentos e Logística da Universidade de Houston.

"Não se trata de implementar todas as diferentes tecnologias disponíveis. É uma questão de selecionar as corretas que sustentam e agregam valor real ao seu negócio. A visibilidade de ponta a ponta da cadeia de suprimentos, incluindo a última milha, é um dos desafios. A disponibilidade de plataformas de software comuns para os agentes portuários compartilharem informações é outro desafio e faz toda a diferença", comenta Pablo Bowen, Sócio Senior da HPC Hamburg Port Consulting, que tem 45 anos de experiência na indústria de logística e portos.

Ao fim da jornada de crescimento digital, o Porto do Açu espera gerar maior eficiência, redução no tempo de carga e descarga e conexão de todos os clusters e etapas de produção, como estatísticas de movimentação, disponibilidade, dados de segurança marítima, especificações do cliente e engajamento com todas as partes interessadas no ecossistema. O Masterplan Digital incluirá a proposta de digitalizar as diferentes etapas do processo logístico e atrair novos negócios para o porto produtivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.