Universidade Federal do Paraná usa inteligência artificial para planejar retorno às aulas presenciais

0

A pandemia gerada pela Covid-19 desafiou diversos setores globalmente que tiveram que buscar soluções para se reinventarem. No Brasil não foi diferente, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), localizada no Município de Curitiba – PR, o reinventar está presente nos diferentes setores e cursos, cujas iniciativas se transformaram em ações diretas à sociedade, de várias formas, das mais simples as mais complexas, mas todas de grande importância.

Entretanto, o maior desafio para professores, pesquisadores e profissionais de educação é planejar um retorno seguro para toda comunidade acadêmica, considerando que a pandemia não acabou e, ainda, há muitas incertezas.

No Setor de Tecnologia, docentes e alunos dos cursos de Engenharia, com destaque ao mais antigo da Universidade, o curso de Engenharia Civil com 103 anos existência, estão unidos no desenvolvimento de métodos para avaliação e proposta de adaptação dos espaços físicos, mas como tecnologia inovadora que envolve equipamentos scanners 3D e uso de software cujas ferramentas disponíveis são capazes de representar os espaços e de propor alternativas de design, considerando distanciamento social, mobilidade e circulação de ar, como é o caso do Design Generativo disponível no Dynamo, ferramenta do Software Revit 2021/2022 da Autodesk.

O Design Generativo nada mais é que a inteligência artificial aplicada ao projeto. Na prática, o profissional define parâmetros do projeto em questão, que podem ser detalhados de várias formas e a tecnologia. Com isso, o software gera diversas opções de soluções com possibilidades variadas e que, na UFPR, está sendo aplicado para planejar os espaços físicos visando estabelecer um retorno gradual e seguro para todos os cursos.

A responsável pelo projeto na UFPR é a Profa. Dra. Selma A. Cubas, do departamento de Hidráulica e Saneamento, Curso de Engenharia Civil – Setor de Tecnologia. A iniciativa partiu em função de trabalhos anteriores que participou durante o ano de 2021, com o objetivo de fornecer orientações sanitárias e ambientais quanto aos cuidados durante a pandemia, visando principalmente áreas residenciais e comerciais.

Porém, a maior preocupação está em preparar as instituições de ensino, pesquisa e extensão para o retorno presencial, assim reuniu professores e alunos para repensar os espaços da própria instituição. A primeira discente a participar do projeto foi a aluna do curso de Engenharia Civil Fernanda Isadora Medeiros, que por meio do desenvolvimento do seu Trabalho de Final de Curso (TFC) e pelo interesse em tecnologia aplicada à AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), pesquisou as possibilidades que o projeto generativo pode proporcionar.

O TFC foi inspirado por um tutorial de Zach Kron, gerente de produto da Autodesk, onde aplicou a ferramenta para replanejamento dois espaços da instituição considerados essenciais e, posteriormente, a metodologia desenvolvida foi repassada aos outros alunos que atualmente estão trabalhando na avaliação de todos os laboratórios do Setor de Tecnologia, visando um futuro Campus 4.0. A equipe discente participante do projeto chama-se Camaleão sendo que cada letra tem um significado: Comunicação, Adaptação, Motivação, Ação, Ligação, Estruturação, Atuação, Organização.

Dois espaços da universidade foram repensados com projeto generativo e já estão em funcionamento em conformidade com os protocolos sanitários. São eles:
– O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) que, por meio da avaliação com Design Generativo, foi determinar a capacidade máxima de pessoas no mesmo espaço, garantindo distanciamento de 2 m e área de 9 m2 por pessoa, número de colaboradores por turnos de trabalho e mudança de posição de trabalho do colaboradores. Com base na avaliação também foi elaborado um protocolo sanitário de uso do espaço e de segurança à saúde de todos.

– A área de ambulatórios do hospital veterinário, campus Curitiba: Neste caso foi possível estabelecer o número de pessoas que podem permanecer no mesmo ambulatório durante o atendimento, número de pessoas nas áreas de espera e na área de atendimento administrativo, mantendo distanciamento de 2 m e área de 9 m2 por pessoa, conforme protocolo do município. Desta forma, foi estabelecido que o atendimento fosse com hora marcada, sendo apenas duas pessoas por ambulatório, e que deve-se reservar dois ambulatórios para atendimento de emergência. Na área de espera, deverá permanecer apenas o tutor e na área de atendimento administrativo, apenas dois funcionários. Com base na avaliação foi elaborado o protocolo sanitário e de segurança à saúde. Em ambos os projetos também foram avaliados as questões da mobilidade e circulação de ar.

Para a avaliação dos espaços, foi utilizada uma planta em CAD que foi enviada para o REVIT 2021 para a modelagem em 3D, em seguida foi feita uma análise visual dos espaços e a depois o uso do Design Generativo, para comparação.

"O Curso de Engenharia Civil está passando por uma restruturação do currículo, o que possibilita implementar ferramentas de inovação em todas as disciplinas. Também está prevista a implantação de uma laboratório exclusivo para BIM o que possibilitará o melhor entendimento da tecnologia aplicada à projetos e assim ampliar o conhecimento dos nossos alunos para que cheguem preparados para o mercado de trabalho. Ou seja, nós professores entendemos que o BIM como ferramenta é um caminho a ser seguido na indústria de AEC", afirma a professora Selma.

Destaca-se ainda que a UFPR, por meio deste projeto, está estabelecendo uma parceria técnica com a Autodesk, com objetivo de ampliar o conhecimento e melhorar o aprendizado de todos os alunos dos cursos de engenharia. Também se destaca que o projeto pretende ampliar as ações para outras instituições de ensino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.