Provedores sugerem cuidar de DNS; Telefônica diz que dobrará número de servidores

0

Para a Associação dos Provedores de Internet (Abranet) uma solução para os recentes falhas do Speedy, que impediu que os clientes se autenticassem para entrar na internet, é permitir que a atribuição dos endereços dos servidores de DNS (que fazem a conversão do endereço dos sites digitados pelos internautas para o endereço IP correspondente) seja realizada pelos provedores de acesso aos seus respectivos assinantes, durante o processo de autenticação.
Segundo a associação, com isso, problemas como os ocorridos com o serviço de internet em banda larga da Telefônica seriam minimizados, tendo em vista a pulverização dos endereços de servidores de DNS em centenas de provedores no estado de São Paulo.
A Abranet observa que esta é uma solução plausível para os serviços de banda larga da Telefônica, já que os problemas recentes na rede do Speedy estão relacionados à questão da atribuição dos endereços IP (internet protocol) dos servidores de DNS, causando instabilidade e até mesmo impossibilidade de navegação dos usuários
Segundo a associação, os provedores de acesso já possuem seus próprios servidores de DNS. A Abranet ressalta que foi solicitando a cada usuário a alteração para os seus endereços de DNS que conseguiram, paulatinamente, resolver os problemas ocorridos na rede do Speedy.
Apesar da sugestão da entidade, o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, durante reunião na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira, 7, para detalhar o plano para aprimorar o Speedy, afirmou que nos próximos 30 dias (contados a partir do dia 26 de junho) serão investidos R$ 70 milhões na compra de novos equipamentos para ampliação de dois para quatro do número de centros de serviços onde estão instalados os servidores DNS. Segundo ele, com a duplicação da capacidade dos servidores DNS e a readequação da arquitetura dos sistemas, serão garantidos 100% de contingência para casos de falhas e ataques externos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.