A Usiminas e a Cosipa, que formam um dos maiores grupos siderúrgicos do país, aumentaram a segurança e a capacidade de largura de banda de sua rede de comunicações, além de reduzir custos na operação por meio de uma atualização de rede.
Fornecida pela Nortel, com a atualização a Usiminas e a Cosipa vão poder dar suporte aos processos administrativos e de produção que exigem alta capacidade de banda, graças aos novos recursos de mobilidade com acesso sem fio que vão atender aos 6 mil funcionários das 27 filiais da empresa.
A nova rede, baseada na tecnologia Gigabit Ethernet, também dará mais flexibilidade de expansão para a prestação de serviços novos e avançados, como VoIP e videoconferência. A rede foi projetada, montada e instalada pela Solin, uma parceira de canal Advantage da Nortel e pela Westcon, uma das principais distribuidoras da fabricante canadense.
De acordo como o analista de sistema de tecnologia da Usiminas, Mauricio Higino de Souza, a rede anterior era muito complexa e ineficiente e não contava com a alta disponibilidade e o desempenho, necessários para dar suporte a aplicações de missão crítica, como o sistema de resposta emergencial, essencial ao sucesso dos sistemas Usiminas.
?A tecnologia Gigabit Ethernet da Nortel apresenta altos níveis de desempenho, confiabilidade e segurança de comunicações, atendendo às necessidades operacionais da Usiminas e Cosipa?, aponta Inácio Freitas, gerente de Enterprise da Nortel do Brasil.
A nova rede da Usiminas e Cosipa está equipada com os switches da Nortel Ethernet Routing Switch 8600 e Ethernet Routing Switch 5510 e 470, capazes de processar milhares de usuários de rede simultaneamente.