Anatel faz pesquisa sobre satisfação dos usuários de celulares

0

A Anatel colocou em seu site uma pesquisa para saber qual é o nível de satisfação dos usuários de telefones celulares. Deniminada Pesquisa de Satisfação em Relação a Telefonia Móvel, além de constar no portal da agência (www.anatel.gov.br), o link de acesso ao questionário também poderá ser encontrado no campo institucional das páginas da internet das operadoras do Serviço Móvel Pessoal (SMP), conforme determinação da agência às empresas.

A iniciativa tem como objetivo traçar o perfil sócio-biográfico do consumidor, bem como mensurar a satisfação do usuário do serviço. Com base nos resultados, a Anatel pretende melhorar o processo de regulamentação dos serviços de telecomunicações, no que se refere à telefonia móvel celular.

Para que o usuário responda à pesquisa, não são necessários mais do que dez minutos, segundo a agência. Depois de acessado o link e, estando com o número de CPF em mãos, ele deverá escolher uma entre as duas opções: "Questionário SMP – pré-pago" ou "Questionário SMP – pós-pago". Em seguida, o questionário poderá ser respondido. As primeiras informações requeridas são de ordem pessoal (CPF, sexo, idade, grau de instrução e estado civil), seguidas por aquelas com as quais se pretende traçar o perfil sócio-biográfico do consumidor (tais como: número de computadores em residência, de moradores, entre outros). Passados esses dois níveis, chega-se às perguntas a respeito do uso do celular.

De acordo um dos coordenadores do projeto, Clemilton Saraiva dos Santos, pretende-se, com esse questionário, fazer uma avaliação do serviço de modo a aferir a satisfação do usuário em relação a oitos fatores, entre eles as informações prestadas pela empresa; contato e registro das queixas feitas por meio das centrais de atendimento; preços oferecidos e praticados; qualidade dos serviços prestados, entre outros.

Após responder à pesquisa uma vez, o usuário poderá participar novamente depois de três meses. Essa medida, explica Santos, deve-se ao fato de o registro estar atrelado ao CPF da pessoa e de esse atributo ter sido pensado para impedir que um único usuário responda às perguntas várias vezes em um mesmo período, invalidando assim um dos objetivos do projeto, que é saber o nível de satisfação de diferentes usuários em determinado momento.

O fato de o usuário poder responder o questionário após três meses parte do princípio de que o nível de satisfação do usuário poderá mudar ao longo do período estipulado. "Reclamações outrora não realizadas e então percebidas, bem como uma avaliação de bom atendimento, podem ser sentidas e sinalizadas à Agência nesse curto prazo. Três meses é tempo hábil para que a opinião do usuário se consolide ou sofra mudanças", afirma Santos.

Ele faz questão de ressaltar que todas as informações fornecidas pelos usuários durante a pesquisa ficarão armazenadas no banco de dados da Anatel e os dados colhidos não serão divulgados, nesse primeiro momento, ou repassados para outras instituições. Além disso, esclarece que a agência não enviará nenhum e-mail contendo links para que o usuário responda à pesquisa.

A metodologia desenvolvida tem como base a tese defendida pela servidora Amélia Regina Alves que discorreu sobre o tema "A satisfação do consumidor no contexto da Psicologia de Mercado: Aplicação ao Serviço Móvel Celular – Um Modelo Estrutural", em doutorado cursado na Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa desenvolvida, no âmbito do celular, já foi aplicada em 2002, sob a coordenação da Superintendência de Serviços Privados. O processo foi executado por meio de contrato com a Universidade de São Paulo (USP), a UnB e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), que elaboraram os intrumentos hoje disponibilizados pela agência.

Para acessar a pesquisa, basta clicar, na visão "Espaço do Cidadão", na página inicial da agência, no item "Telefonia móvel". Em seguida, aparecerá, à direita, o link Pesquisa de Satisfação em Relação a Telefonia Móvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.