Comissão Europeia lança 53 editais em ciência e tecnologia

0

A Comissão Européia publicou novos editais para a apresentação de propostas em várias áreas temáticas do 7º Programa-Quadro (FP7), principal instrumento de financiamento em ciência e tecnologia que a União Européia disponibiliza para seus países-membros e demais países de outros continentes, com o intuito de fomentar a cooperação internacional. O 7º Programa-Quadro, que entrou em vigor em 2007 e se estenderá até 2013, destinará cerca de 54 bilhões de euros para distribuir entre os projetos aprovados.
As áreas temáticas no âmbito do programa específico "Cooperação" incluem saúde (três editais); alimentos, agricultura e biotecnologia (um edital); tecnologias de informação e comunicação (dois editais); nanociências, nanotecnologias, materiais e novas tecnologias de produção (seis editais); energia (quatro editais); meio ambiente, incluindo mudanças climáticas (um edital); transportes (seis editais); ciências socioeconômicas e ciências humanas (quatro editais); espaço (um edital); segurança (um edital).
Sete editais adicionais de temas transversais unem até cinco diferentes temas. Finalmente, as Bolsas Iniciantes de Pesquisa Independentes (três subeditais) do Conselho de Pesquisa Europeu (ERC) pretendem apoiar os líderes de pesquisa promissores que estão prestes a estabelecer ou consolidar uma equipe de pesquisa adequada para começar a conduzir pesquisa na Europa. Os editais estão disponíveis no link http://cordis.europa.eu/fp7/calls.
O Bureau Brasileiro para Ampliação da Cooperação Internacional com a União Européia (B.Bice) está disponível para oferecer mais informações aos pesquisadores e instituições por meio do site http://www.bbice.unb.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.