Operadoras de telecomunicações brasileiras serão chamadas pelas comissões de Relações Exteriores do Senado e da Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre denúncias de espionagens de comunicações telefônicas e eletrônicas de brasileiros. O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), declarou que foram aprovados requerimentos para ouvir empresas que operam com internet e telecomunicações, principalmente as que têm parceria com companhias americanas.
A decisão de convidar as empresas surgiu depois de as comissões das duas Casas ouvirem na última terça-feira, 6, o jornalista americano Glenn Greenwald, colunista do jornal inglês The Guardian, que revelou o esquema de espionagem do governo americano com base em informações divulgadas pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden. Segundo Greenwald, operadoras brasileiras de telecomunicações estão trabalhando com uma grande empresa americana que fornece dados para a Agência Nacional de Segurança (NSA).
"Eles têm acordos com empresas de telecomunicações brasileiras grandes, e com isso eles têm acessos ao sistema, e a empresa americana está coletando os dados e dando para a NSA. A questão para os brasileiros é quais empresas brasileiras estão trabalhando com essas empresas", disse o jornalista. O senador Ferraço ressalta que o convite é uma oportunidade paras as operadoras serem transparentes. "Nós estamos convidando, e quero crer que é uma oportunidade que essas empresas não estarão perdendo, sobretudo em razão da transparência e da credibilidade", disse. Com informações da Agência Brasil.