Os resultados financeiros da Totvs no segundo trimestre sinalizam um crescimento de 20% da receita líquida da empresa ano a ano, superando o montante de R$ 1,3 bilhão. As frentes de SaaS Gestão, Business Performance e Techfin, juntas, já somam 50% de participação na receita da companhia e foram responsáveis por 78% do desempenho.
Os resultados positivos em Gestão mais uma vez foram puxados pela performance de SaaS e Cloud, cuja receita se aproximou de R$500 milhões, e acelerou o crescimento de receita para 33% no ano contra ano. Destaque também para a ARR de Gestão que ultrapassou R$4,7 bilhões, com a Adição Líquida Total de R$223 milhões. Este desempenho é reflexo direto de mais um trimestre de avanços do volume de vendas, que estabeleceu um novo recorde trimestral, associado à taxa de retenção de clientes que permaneceu acima de 98%.
A dimensão de Business Performance teve como principal destaque a contínua aceleração das vendas das soluções RD Station Conversas, CRM e Marketing, e o avanço da estratégia multiprodutos, focada tanto em atrair clientes, quanto reter e expandir a base existente (cross sell). Isso resultou em crescimento de 39% da receita líquida e uma receita anualizada de mais de R$500 milhões, o que comprova o desempenho e potencial da dimensão.
A dimensão de Techfin também teve um resultado positivo, com crescimento de 47% da receita líquida de funding se comparado ao mesmo período de 2023. Essa evolução está associada principalmente ao desempenho da Produção de Crédito, que superou o montante do 1T24 – mesmo com a sazonalidade negativa do agronegócio no 2T. Outro sinal da saúde da operação é a inadimplência superior a 90 dias de apenas 1,4%, 300 pontos base abaixo da Média Brasil. Estes desempenhos fizeram o EBITDA da Techfin fechar o trimestre em R$0,3 milhão, comprovando que esta é uma operação autossustentável.
Entre os principais acontecimentos do trimestre, em junho a companhia realizou a maior e mais bem-sucedida edição do Universo TOTVS, evento anual que já se destaca como um dos mais importantes momentos para discussão de temas associados à tecnologia e negócios. Com a participação de mais de 16 mil pessoas nos dois dias de evento, o Universo TOTVS apresentou uma série de conteúdos sobre lançamentos de produtos, inovações e tendências nas três dimensões de negócio da companhia.