A IBM e o MIT anunciaram nesta quinta-feira, 7, que a empresa planeja fazer um investimento de US$ 240 milhões em 10 anos para criar o MIT-IBM Watson AI Lab em parceria com o instituto. O laboratório realizará pesquisa de inteligência artificial fundamental e procurará impulsionar avanços científicos que desbloqueiem o potencial da IA (inteligência artificial). A colaboração visa avançar hardware, software e algoritmos de IA relacionados ao aprendizado profundo e outras áreas, aumentar o impacto da IA em indústrias, como cuidados de saúde e segurança cibernética, e explorar as implicações econômicas e éticas da IA ??na sociedade. O investimento de US$ 240 milhões da IBM no laboratório apoiará a pesquisa de cientistas da IBM e do MIT.
O novo laboratório será uma das maiores colaborações de longo prazo de IA da universidade e indústria até agora, mobilizando o talento de mais de 100 cientistas, professores e estudantes de IA para buscar pesquisas conjuntas no Laboratório de Pesquisa da IBM em Cambridge, co-localizado com a IBM Watson Health e IBM Security no Kendall Square, em Massachusetts.
O laboratório será co-presidido pelo vice-presidente de Pesquisas de IA da IBM, Dario Gil e Anantha P. Chandrakasan, reitor da Escola de Engenharia do MIT. A IBM e o MIT planejam emitir um convite à apresentação de propostas para pesquisadores do MIT e cientistas da IBM para enviar suas ideias para pesquisas conjuntas ??em diversas áreas, incluindo:
*Algoritmos de IA: desenvolver algoritmos avançados para expandir capacidades em aprendizado de máquina e raciocínio. Os pesquisadores criarão sistemas que ultrapassem tarefas especializadas para enfrentar problemas mais complexos e beneficiar de uma aprendizagem contínua e robusta. Os pesquisadores vão inventar novos algoritmos que não só podem aproveitar Big Data quando disponível, mas também aprender com dados limitados para aumentar a inteligência humana.
*Física da IA: investigar novos materiais, dispositivos e arquiteturas de hardware da IA que irão suportar futuras abordagens computacionais analógicas para o treinamento e implantação do modelo IA, bem como a interseção da computação quântica e da aprendizagem automática. O último envolve o uso da IA para ajudar a caracterizar e melhorar os dispositivos quânticos e também pesquisar o uso da computação quântica para otimizar e acelerar algoritmos de aprendizado de máquina e outras aplicações de IA.
* Aplicação da IA nas indústrias: Dada a sua localização na sede da IBM Watson Health e da IBM Security no Kendall Square, um hub global da inovação biomédica, o laboratório desenvolverá novas aplicações de cuidados de saúde e segurança cibernética. A colaboração explorará o uso da IA em áreas como a segurança e a privacidade dos dados médicos, a personalização dos cuidados de saúde, a análise da imagem e os caminhos de tratamento ótimos para pacientes específicos.
* Colaboração: O MIT-IBM Watson AI Lab irá explorar como a IA pode oferecer benefícios econômicos e sociais a uma ampla gama de pessoas, nações e empresas. O laboratório estudará as implicações econômicas como IA pode melhorar a prosperidade e ajudar as pessoas em suas vidas.
Além do plano da IBM para produzir inovações, um objetivo adicional é encorajar os professores e estudantes do MIT a criar empresas que se concentrarão em comercializar invenções e tecnologias de IA desenvolvidas no laboratório. Os cientistas do laboratório também publicarão seu trabalho, contribuirão para o lançamento de material de código aberto e promoverão a adesão à aplicação ética da IA.