A Microstrategy aposta no amadurecimento das empresas em relação às soluções de business intelligence (BI) para elevar o seu crescimento no mercado brasileiro e da América Latina. A empresa estima aumentar as receitas em 8% neste ano, número que tende a atingir 12% em 2009, em ambos os mercados. Além disso, a fornecedora de BI acredita que num segundo momento, a crise financeira internacional pode facilitar os negócios.
Atualmente, o Brasil representa cerca de 50% do resultado da empresa na América Latina e 2,5% no total. A região latino-americana responde por 5% do faturamento global da companhia. "O Brasil é um mercado muito amplo e o que mais cresce dentro do chamado Bric [grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China] para a Microstrategy. O potencial é grande para crescermos tanto no Brasil como na América Latina", comentou o vice-presidente da Microstrategy para a América Latina, Flávio de Andrade Bolieiro.
Segundo o executivo, a cultura do BI está mudando, e as empresas estão deixando de utilizá-lo como mero extrator de relatórios para usá-lo como um gerador de perguntas e respostas, cruzando as informações para pautar decisões.
"Essa nova fase das empresas em relação ao BI nos traz um mercado em potencial. Neste ano, percebemos esse efeito apenas nas grandes empresas e naquelas que investem pesado em TI. Mas para o ano que vem essa nova visão será mais presente, o que puxará nossas vendas. O boom vai acontecer com a inclusão do BI no dia-a-dia da parte operacional", analisou Bolieiro.
Apesar de avaliar o atual momento econômico como preocupante, devido à crise financeira mundial, o executivo acredita que após essa fase mais crítica, o mercado de BI tende a crescer, puxado pela necessidade das empresas em aprimorar a gestão, aumentar as receitas e diminuir os custos.
"Será mais necessária a busca pela maior eficiência. Após a crise achamos que o potencial do BI vai se tornar ainda maior, teremos uma busca mais acentuada por essa solução", apontou Bolieiro.
Com o intuito de estar preparada para atender a demanda de BI, a Microstrategy está investindo no Brasil e na América Latina. A empresa pretende abrir no Brasil ou em outro país da AL, provavelmente a Argentina, um centro de desenvolvimento de consultoria para exportar serviços. "Para isso, contrataremos cerca de dez novos profissionais. Fora isso, após dobrarmos o número de profissionais no Brasil durante este ano, nossa meta de aumentar nosso quadro de pessoal no país persiste, até para atender a forte demanda que virá", disse Bolieiro.
De olho também em obter um aumento das vendas de novas licenças, a empresa vai direcionar o foco para o segmento móvel e após fechar uma parceria com a RIM, fabricante do BlackBerry no início do ano, para o aparelho ter um aplicativo móvel da Microstrategy instalado, a empresa também aposta no iPhone como impulsionador de novos negócios.
"Acreditamos no mercado móvel, ele não será um negócio muito representativo, mas complementar. Iremos aumentar a venda de novas licenças. No iPhone, por exemplo, é mais fácil, pois diferentemente do Blackberry ele não precisa de software instalado, é possível acessar a solução de BI pelo browser Safari", observou Bolieiro.