Após compilar resultados de pesquisas realizadas no Brasil por diferentes empresas no primeiro semestre deste ano, a eMarketer avaliou a influência da publicidade online sobre os consumidores virtuais brasileiros. A consultoria também elaborou ranking dos publishers locais considerando o volume de impressões de anúncios.
Em comparação com consumidores online da América Latina, e tendo por base estudo da Ipsos OTX e Ipsos Global @dvisor. os analistas observam que 69% dos internautas do Brasil já compraram produto ou serviço influenciados por anúncio em rede social, parcela maior do que a verificada no México e na Argentina. Os dois países vizinhos têm similaridades com o Brasil no que se refere à penetração das redes sociais, conforme salientam os analistas.
Já na comparação com países europeus e da região Ásia-Pacifico, os dados da Ipso revelam que os usuários de internet no Brasil são mais propensos a realizar compras influenciados por anúncios que viram nas redes sociais.
Os analistas destacam que o Facebook mantém com folga a liderança na exibição de publicidade display no Brasil, com cerca de cinco vezes mais impressões do que os dois concorrentes mais próximos, UOL e globo.com. Eles se baseiam em dados da comScore, empresa global que faz medições do mundo digital.
Os dados da comScore apontam, ainda, que o Facebook também lidera a competição quanto ao número de visitantes únicos que foram expostos a anúncios, ainda que com menor margem de diferença em relação ao segundo colocado.
Para os analistas da eMarketer, isso demonstra a grande vantagem competitiva conquistada pelo Facebook no país. A consultoria estima que 79% dos internautas brasileiros usarão redes sociais este ano, e que, destes, 88,1% usarão o Facebook.
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