A Samsung divulgou nesta quarta-feira, 7, a estimativa de resultados financeiros para o terceiro trimestre. A empresa espera fechar o período com um crescimento de 80% no lucro operacional, para 7,3 trilhões de wons sul-coreanos (o equivalente a US$ 6,3 bilhões), o que representará a primeira expansão do lucro nos últimos dois anos. A companhia não estimou o lucro líquido do trimestre.
A companhia também projeta que a receita do período fique em 51 trilhões de wons sul-coreanos (US$ 43,8 bilhões), um aumento de 7,5% em relação ao mesmo período de 2014. Ela não revelou, no entanto quando será divulgado o balanço completo.
Embora a Samsung não tenha dado quaisquer detalhes sobre o que impulsionou a expansão no lucro operacional no período, uma fonte próxima ao assunto relatou ao jornal britânico Financial Times que o forte desempenho da empresa foi causado em parte pela desvalorização do won sul-coreano frente ao dólar, o que alavancou a divisão de semicondutores, cuja maioria das vendas é feita em dólares. No fim de setembro, o dólar dos EUA subiu 12% em relação ao won coreano ante o ano anterior.
Outro aspecto que pode ter influenciado o resultado foi o fato de a Samsung decidir não só lançar o Galaxy Note 5 em agosto – bem mais de um mês mais cedo do que o habitual, dando-lhe mais tempo de vendas no terceiro trimestre -, mas também lançar o Galaxy 6S Edge + como um telefone gigante alternativo ao Galaxy Note.