A Siemens planeja adquirir a Process Systems Enterprise (PSE), empresa global especializada no fornecimento de tecnologia de software e serviços em aplicações avançadas em modelagem de processos. Modelos avançados são usados em P&D digital, design e operações nas indústrias de processo para facilitar e agilizar as tomadas de decisões com segurança e eficiência através da rápida adoção de medidas eficazes no espaço de decisão.
A PSE oferece soluções baseadas em modelos que abrangem todo o ciclo de vida do processo por meio de um conjunto unificado e integrado de ferramentas. Essa grande diversidade de soluções de ponta aumenta o portfólio da Siemens no setor da indústria de processos e também permite consolidar ainda mais a sua posição como empresa líder em gestão completa da planta durante todo o ciclo de vida.
Essa tecnologia é amplamente utilizada nas indústrias química, petroquímica, farmacêutica, e de alimentos e bebidas para acelerar a inovação, melhorar os projetos e a operação de processos, otimizar a P&D e gerir os riscos inerentes ao uso de tecnologia.
"A combinação em tempo real de modelos preditivos altamente confiáveis e dados de processos é de extrema importância na digitalização das operações. É importante usar o conhecimento, que já está disponível no desenvolvimento de produtos e processos, e representá-lo em modelos preditivos, que poderão ser usados para incrementar o ambiente de digitalização em todas as etapas do ciclo de vida", afirma Eckard Eberle, CEO da Business Unit Process Automation.
"Nesse sentido, A PSE nos ajuda consideravelmente porque agora podemos integrar as tecnologias baseadas em seus modelos às nossas aplicações ao longo da vida útil da planta, o que nos torna ainda melhor equipados para atender aos requisitos específicos de nossos clientes". Costas Pantelides, diretor administrativo da PSE, afirma que estão muito satisfeitos por fazer parte da organização Siemens.
"Nossa tecnologia e know-how são altamente complementares aos produtos desenvolvidos pela Siemens, e nosso portfólio combinado terá como base a posição sólida da Siemens em digitalização nas indústrias de processos, para oferecer benefícios sem precedentes aos nossos clientes ao longo de todas as etapas do processo e do produto".
Desde junho de 2018 a Siemens vem trabalhando em uma parceria estratégica com a PSE. Como parte dessa iniciativa, novas soluções com base em modelos foram desenvolvidas: para monitoramento e previsão de desempenho da planta, sensor virtual, otimização em tempo real, controle preditivo de modelo não linear e treinamento do operador através do detalhamento de modelos de processos.
Essas soluções são cridas a partir da combinação de modelos, que contêm um conhecimento aprofundado do processo, com dados históricos e em tempo real. Isso fornece ao operador da planta ganhos de eficiência e eficácia, melhorando o controle do processo e o planejamento de manutenção, como por exemplo, prever a expectativa de vida do catalisador ou o acúmulo de coque nos fornos.
A Siemens planeja comprar 100% do capital social da PSE e integrá-la à sua Unidade de Negócios de Automação de Processos, que faz parte da Digital Industries da Siemens. A empresa, que tem sede em Londres, emprega cerca de 160 pessoas em todo o mundo. A conclusão do negócio está prevista para o quarto trimestre de 2019. Ambas as empresas concordaram em não comentar os detalhes financeiros da transação.