A Dock, um dos principais players em tecnologia para meios de pagamentos e digital banking na América Latina, acaba de anunciar a aquisição da BPP, Instituição de Pagamento regulada pelo Banco Central especializada em Banking as a Service (BaaS). Com a conclusão da operação (sujeita à aprovação do BC) a Dock, que já contabiliza mais de 4 bilhões de reais transacionados mensalmente, passará a se integrar diretamente ao Sistema Financeiro Nacional (SFN).
"Esse é um momento marcante para nós, pois acreditamos na sinergia entre as possibilidades de serviços que a BPP oferece e a nossa forma de atuação e visão de futuro", explica Antonio Soares, CEO da Dock. "Estrategicamente, aceleramos nossa integração direta ao Sistema Financeiro Nacional, adicionamos grandes nomes à nossa carteira de clientes e ampliamos as soluções oferecidas", completa o CEO.
A BPP é integrante do Sistema de Pagamentos Brasileiro (código 301) e Participante Direto do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), o que a permite conectar participantes indiretos ao SPI. Com a aquisição, os clientes da Dock terão mais uma opção para transacionar no SPB, além das Instituições Financeiras já parceiras da Dock. Abrem-se também novas oportunidades para a Dock, como a de prover o serviço de participante indireto no SPI por meio do seu canal direto.
Com a aquisição, a Dock, que já atende diversos segmentos, como varejo, mobilidade, instituições financeiras, startups e fintechs, terá um portfólio consolidado de mais de 200 clientes e parceiros e cerca de 300 milhões de transações mensais.
Com a conclusão da aquisição, os cerca de 150 colaboradores da BPP se unem à Dock para embarcar na missão de mudar o mercado financeiro latino-americano por meio da tecnologia.
Banking as a Service
Segundo o estudo da Americas Market Intelligence (AMI) encomendado pela Dock, o mercado potencial de BaaS no Brasil, em 2021, é da ordem de 7 bilhões de dólares (38 bilhões de reais). Com potencial de crescimento de mais de 100% em quatro anos, a expectativa é que ultrapasse 14 bilhões de dólares em 2025.
"Fomos a primeira empresa a oferecer uma solução de BaaS no Brasil ainda em 2018, e agora consolidamos nossa liderança neste que é um dos principais pilares do nosso negócio, fortalecendo a evolução estratégica da Dock", diz Frederico Amaral, Chief Product & Technology Officer da Dock.
A aquisição da BPP pela Dock abre um novo capítulo no setor e dá sequência a projetos relevantes anunciados recentemente. Em agosto, a companhia unificou suas três marcas (Conductor, Dock e Muxi) sob um novo branding para a marca Dock, reforçando seu posicionamento como a primeira empresa do mercado a oferecer serviços completos em soluções tecnológicas de ponta a ponta para os setores de Emissão de Cartões, Digital Banking, Adquirência e Riscos & Compliance.
Em outubro, a Dock comunicou o mercado sobre a incorporação de três novos membros independentes em seu Conselho, todos oriundos de companhias globais de tecnologia e serviços financeiros – Patricia Pomies, COO da Globant, Mark Shifke, CFO da Billtrust e Sam Schrauger, Global Head de Payments do Airbnb e Chairman e CEO do Airbnb Payments Inc.