A forma como o brasileiro lida hoje com sua conta de luz está prestes a ser revolucionada. Chega ao mercado a LUZ, fornecedora digital de energia que carrega em seu DNA a missão de permitir que as pessoas possam escolher seu fornecedor de energia elétrica, quebrando o monopólio das distribuidoras. A proposta é apresentar ao cliente uma relação didática e descomplicada com seu consumo, através de uma experiência 100% digital. Entregando aos clientes uma relação simplificada e acolhedora, o objetivo da LUZ é ser uma das 10 maiores fornecedoras de energia do Brasil.
Com a aprovação da Portaria 50/202, do Ministério de Minas e Energia (MME), consumidores de alta tensão podem comprar energia elétrica de qualquer gerador a partir de janeiro de 2024. Até então, apenas consumidores com consumo superior a 500 kW eram liberados para fazer a migração. Com isso, cerca de 106 mil novas unidades estarão aptas a migrar para o mercado livre.
Porém, esse número ainda é muito pequeno quando analisamos o mercado total, que conta atualmente com 85 milhões de clientes. O cenário que temos é o de que a maioria da população não possui poder de escolha e se encontra insatisfeita. Não é à toa que, em 2020, o Brasil amargava a 55ª posição no Ranking Internacional de Liberdade de Energia Elétrica, produzido pela ABRACEEL. A LUZ chega para dar às pessoas e pequenas empresas a opção de comprar e economizar energia.
Fundações sólidas para levar inteligência e empoderamento ao consumidor
A LUZ é uma empresa criada por um time altamente qualificado com expertise em varejo, digital, tecnologia e energia. Insatisfeitos com o serviço prestado aos brasileiros pelas distribuidoras de energia, cinco executivos se uniram para fundar a LUZ. A partir da contratação, o cliente passará a enxergar o que gasta, como e quanto consome através do próprio smartphone, além de receber orientações para otimizar o consumo. "São três os pilares onde a empresa se estrutura: simplicidade, empoderamento e humanização. A LUZ oferece previsibilidade e entendimento da conta, com condições simples, claras e sem surpresas, através de um processo de contratação em três cliques", explica Flávio Catani, sócio fundador da LUZ.
Junto a Catani estão Alfredo Silva, Mauro Lourenço, Ursula Vieira e Samantha Albuquerque, sócios fundadores da LUZ e especialistas em tecnologia, operações, comercialização e marketing, respectivamente. Além de nomes fortes na liderança, a empresa recebeu o aporte do Grupo Delta Energia, uma das empresas líderes do segmento, dando ainda mais solidez à missão.
Apoiada em uma estrutura tecnológica robusta, a LUZ oferece aos clientes facilidade na hora de administrar todas as etapas do consumo. "Além da instalação de um medidor inteligente na residência, o cliente terá controle na palma da mão, podendo saber em tempo real o seu consumo e receber orientações personalizadas sobre como economizar", explica Alfredo.
A LUZ defende que o acesso à energia elétrica deve ser democrático e universalizado, por isso a empresa, que já nasce digital, propõe um atendimento simples, transparente e humanizado. "Antes do lançamento, fizemos uma ampla pesquisa nacional que nos revelou que somente 30% das pessoas estão satisfeitas com seu serviço de energia atual. A LUZ nasce para mudar essa realidade e libertar essas pessoas", explica Samantha.
O objetivo da empresa é atender, logo nos primeiros anos, 100 mil clientes, residenciais e empresariais, expandindo a médio prazo para milhões. Inicialmente a empresa opera no interior de São Paulo, com breve expansão para outros estados, já prevista para 2023. A estratégia de crescimento da LUZ é agressiva, mas muito bem planejada.