Bares, cinemas, cafés, lojas de música ou quaisquer outros estabelecimentos comerciais poderão agora ser distribuidores de conteúdo para celulares. Essa é a idéia da "Cool Zone", uma solução criada pela Nokia que começa neste mês a ser testada na Finlândia por uma rede de cafés e outra de lojas de música.
Trata-se de oferecer aos clientes que entram nos estabelecimentos o acesso através de seus celulares, via bluetooth, a um portal de conteúdo móvel da cadeia de lojas em questão.
Nesse portal, é possível comprar wallpapers, ringtones, MP3, etc. "É como se fosse uma prateleira digital em uma loja de verdade", comparou Jonas Geust, vice-presidente de negócios de música da Nokia.
Para acessar o portal, os clientes precisam antes baixar um aplicativo Java criado para essa solução e que pode ser oferecido de graça pelas lojas. A ferramenta funciona com telefones de qualquer fabricante.
O pagamento pela compra de conteúdo pode ser feito através de envio de um SMS premium ou diretamente no caixa. É provável que a solução seja bastante utilizada para promoções e oferta de conteúdo gratuito aos clientes, como forma de fidelização.
O conteúdo é transmitido para os celulares por pequenos rádios bluetooth Nokia Service Point LCP10 instalados nas lojas. Esses rádios estão conectados via GPRS com uma plataforma central Nokia Service Manager LCM10 que gerencia o serviço.
A idéia é que cada cadeia de lojas feche contratos com provedores de conteúdo para ofertas exclusivas. Os testes feitos na Finlândia usam o conteúdo da gravadora EMI. A expectativa da Nokia é lançar o "Cool Zone" comercialmente no primeiro trimestre de 2006. A solução foi apresentada nesta semana durante o Nokia Mobility Conference.