Anatel volta a sugerir serviço prestado em regime público para usar o dinheiro do Fust

0

De acordo com o conselheiro Pedro Jaime Ziller, sem mudança na legislação de telecomunicações, e de acordo com toda a discussão já acumulada pelo Tribunal de Contas da União, Anatel e Ministério das Comunicações, a única possibilidade real para utilizar os recursos do Fust na implementação de serviço de banda larga é criar um serviço específico a ser prestado em regime público.

Ele diz que ?o nome não importa, pode ser o SCM em regime público, o Serviço de Comunicações Digitais (modelo definido pela Anatel ao final de 2004 e que não foi levado à frente pelo executivo) ou um Serviço Público Banda Larga ? SPBL, com o objetivo precípuo de oferecer banda larga em regime público".

O conselheiro lembra que seja qual for a opção de nomenclatura, será necessário um decreto criando o serviço (foi neste ponto em que a proposta do SCD foi paralizada ), um regulamento do serviço, um plano geral de outorgas e um plano geral de metas de universalização, documentos que necessitam de consulta pública e de um decreto presidencial, além de um necessário plano geral de metas de qualidade.

Na verdade, a decisão em relação a qualquer uma das propostas é puramente política, e nenhuma delas foi até agora implementada por falta de interesse do governo em utilizar os recursos do fundo, mantendo-os no caixa da União.

O conselheiro da Anatel fez estas declarações durante um dos painéis do Seminário ?Internet para Todos: uma estratégia focada nos municípios? realizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados nesta terça feira,7/11.

O evento que teve uma participação muito grande do público interessado, especialmente representantes de entidades empresariais e também prefeitos de diversas cidades brasileiras que já realizam experiências de inclusão digital ou que pretendem realizá-las, foi uma iniciativa da deputada Luiza Erundina (PsB/SP),´relatora de dois projetos que tratam da inclusão digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.