Biometria e análises em tempo real permitem que a Williams Martini Racing tenha melhor performance nas pistas

0

Avanade está ajudando a Williams Martini Racing, uma das equipes de maior sucesso na história da Fórmula 1, a explorar os dados biométricos no sentido de analisar especificamente cada um dos aspectos de performance nas paradas de boxes e manter a competitividade em relação aos concorrentes para sempre alcançar tempos mais rápidos. A Avanade desenvolveu a solução WISDOM, de análises em tempo real, para os engenheiros da escudeira, como primeiro passo em direção à adoção da inteligência artificial para tomada de decisões em segundos durante as corridas.

Para aproveitar o poder do digital a fim de impulsionar as mudanças no desempenho humano, a Avanade trabalhou com a Williams para capturar e avaliar uma variedade de dados biométricos (frequência cardíaca, taxa de respiração, temperatura e aceleração de pico) dos membros-chave da equipe. Os dados em tempo real da equipe são carregados em um banco de dados com o Microsoft Azure. Além disso, múltiplos conjuntos de dados são processados usando a tecnologia de visualização de dados do Microsoft Power BI e exibidos por meio do Painel de Análises Biométricas da Avanade.

O especialista em desempenho humano da Williams é capaz de avaliar os dados e análises de dados biométricos para obter uma melhor compreensão das áreas que precisam de melhorias com o objetivo de alcançar paradas cada vez mais rápidas, de forma consistente. Por exemplo, a análise dos dados, obtidos a partir dos bio-harnesses pode fornecer informações, sobre a fisiologia por trás de um "pit stop perfeito".

"Estamos muito orgulhosos de nossas performances nas paradas de boxes e com o propósito de permanecer consistentemente abaixo de dois segundos", diz Graeme Hackland, CIO da Williams Martini Racing. "Estamos focados em garantir que cada aspecto do pit stop seja otimizado e trabalhar com a Avanade significa que podemos obter os dados do carro ou do piloto diretamente para o engenheiro certo, no momento certo, assim será possível tomar a decisão correta com mais frequência".

"O tempo é verdadeiramente essencial quando se trata de paradas de boxes na Fórmula 1. É ótimo ver uma organização como a Williams Martini Racing abraçar a tecnologia da Microsoft para capturar e analisar dados biométricos no sentido de melhorar seu desempenho de pit stops na corrida em São Paulo e economizar segundos preciosos em cada disputa", afirma Rodrigo Caserta, country manager da Avanade no Brasil.

Ao utilizar a metodologia Agile e os princípios do DevOps, a Avanade também desenvolveu uma solução analítica de alto desempenho e baixo custo para os engenheiros da Williams, chamado WISDOM. O conjunto de aplicativos e data warehouse integra e analisa sensores, tempo, telemetria, GPS, consumo de combustível e outros dados em tempo real durante uma corrida, orientando engenheiros e apoiando decisões que influenciam diretamente os resultados.

A solução WISDOM representa o primeiro passo para a aplicação da inteligência artificial aos desafios da tomada de decisão em segundos, que enfrentam os engenheiros em todas as corridas. Duas de suas principais aplicações são Live Race Trace e Tire Optimization:

*O Live Race Trace combina alimentação de dados da disputa ao vivo e análises preditivas para simular a corrida completa enquanto está em andamento e prever o resultado.

*O aplicativo Tire Optimization modela o desempenho dos pneus dos carros de Williams e de seus concorrentes, ajudando os engenheiros a tomar melhores decisões se, e quando chamar a paradas nos boxes.

A Avanade vem trabalhando com a Williams Martini Racing desde janeiro de 2015, ajudando a equipe com seus esforços de transformação digital. A equipe está fazendo investimentos para criar um local de trabalho digital em sua fábrica em Grove, Oxfordshire (Reino Unido), e em cada circuito que visita durante a temporada. A Avanade também construiu o novo site da equipe antes da temporada 2016 e desenvolveu uma ferramenta de otimização de pneus para analisar o desempenho do carro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.