A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) inaugurou na quarta-feira (6/12) seu núcleo regional em Brasília. A cerimônia foi realizada na Confederação Nacional do Comércio e marcou também a posse do atual Secretário de Estado para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, e presidente licenciado do Sindicato da Indústria de Informação do Distrito Federal (Sinfor), Antônio Fábio Ribeiro, na coordenação nacional do Comitê de Governo Eletrônico da Camara-e.net. Mais de 200 empresários e assessores dos governos federal e distrital participaram do evento.
O núcleo de Brasília já nasce com a participação de instituições como a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Brasil Telecom, Caixa Econômica Federal, Correios, Superobra.com e Via Internet. A formação de núcleos regionais faz parte da estratégia da Camara-e.net para estimular a participação de profissionais e empresas das principais cidades brasileiras e disseminar os principais pontos de sua atuação político-institucional. A intenção é propagar a atuação da entidade por meio de associações regionais, mais sintonizadas com os problemas específicos de cada localidade.
Em função do convênio de cooperação técnica e consultiva, firmado em fevereiro de 2005 com a Camara-e.net, o Sinfor-DF funcionará como sede do núcleo regional de Brasília. A expectativa é atender as demandas específicas do DF, agilizar a interlocução com as autoridades e dar continuidade aos assuntos que a entidade vêm negociando com os principais segmentos.
Além de trabalhar em favor da redução da carga tributária dos equipamentos de informática e da erradicação da pirataria no Brasil, um dos principais desafios do núcleo em Brasília será acelerar as ações coordenadas pelo Comitê Nacional de e-gov como o desenvolvimento dos padrões de interoperabilidade de governo eletrônico, conhecido como e-Ping. ?Temos uma grande identificação com os objetivos da Camara-e.net e estamos na capital federal, onde as grandes discussões estão acontecendo todos os dias. Acreditamos que estes fatores nos proporcionem as condições necessárias para defender as posições dos associados da entidade de forma ágil e garantir que as decisões beneficiem a sociedade como um todo?, ressaltou Ribeiro.