Uma das grande novidades do Skype 3.0, com lançamento oficial marcado para a próxima quarta-feira (13/12), é que, além de permitir a criação de chats públicos e chamadas a partir de um único clique enquanto o internauta navega na rede, os usuários do comunicador do mundo inteiro contam agora som recursos adicionais como a ferramenta ?whiteboard? (quadro branco) desenvolvida pela empresa brasileira TalkAndWrite. A ferramenta, que já estava em testes na versão beta do Skype, lançada em novembro, tem atraído os holofotes para os diversos níveis de interatividade on-line que o programa permite.
O software, também chamado TalkAndWrite, é um plug-in gratuito que permite que duas pessoas apontem, escrevam, desenhem, apaguem, grifem e digitem sobre qualquer documento, de qualquer extensão, conversando ao mesmo tempo em que visualizam todas as modificações feitas em tempo real. O princípio do software é simular a interação entre duas pessoas trabalhando lado a lado sobre um mesmo documento. Na nova versão do Skype, ele estará disponível na seção de ferramentas de colaboração, dos recursos extras.
O principal diferencial da ferramenta em relação aos demais whiteboards, segundo Marcelo Rezende, sócio da TalkAndWrite, é a possibilidade de visualizar os dois ponteiros de mouse se movendo em tempo real, propriedade cuja patente foi depositada internacionalmente pela empresa. ?Como o TalkAndWrite é um plug-in para o Skype, ele permite a realização de alterações no documento ao mesmo tempo em que é possível conversar por chat de texto ou voz.?
De acordo com ele, o TalkAndWrite se mostra ainda mais prático quando utilizado com mouse pen, um mouse em forma de caneta, que permite que se façam modificações à mão-livre, como observações e correções de textos, desenhos e esquemas explicativos. ?O TalkAndWrite é como se fosse uma folha de papel mágica, sobre a qual duas pessoas podem fazer anotações simultaneamente, ainda que se encontrem em localidades geograficamente opostas no globo terrestre?, explica Rezende, ao dizer que o programa ideal para treinamentos, educação à distância, comunicações comerciais, discussões internas de empresas, e qualquer outra forma de interação que requer a presença física para analisar, modificar ou criar documentos.