Vendas de PCs clone no Brasil crescem 9,8% no 3º trimestre

0

As vendas de PCs clones, computadores montados sem PPB (Processo Produtivo Básico), totalizaram 2.157.000 unidades no terceiro trimestre, um crescimento de 9,8% em relação ao segundo trimestre e de 46,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são de pesquisa encomendada à ITData pela pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

No trimestre, a participação dos fabricantes de PC clone alcançou 46,8%, um pequeno crescimento em relação ao trimestre anterior (45,6%). Esse resultado pode ser explicado pela dificuldade de vários fabricantes locais de menor porte de conseguir processadores, que estiveram em falta entre os meses de agosto e setembro. De qualquer forma, o resultado mostra que a participação dos clones parou de cair, o que pode ser um alerta para toda a indústria legal.

No caso dos notebooks, apesar da queda do mercado ilegal no terceiro trimestre, a IT Data constatou que uma grande quantidade de recondicionados está sendo comercializada como produto novo no mercado paralelo. Nos primeiros nove meses do ano, as vendas de desktops alcançaram 5.350.000 unidades, o que representou um crescimento de 41% sobre o mesmo período do ano passado. As vendas notebooks atingiram 423 mil unidades, crescimento de 113% em relação a igual período de 2005.

A IT Data estima que as vendas de PCs para o mercado brasileiro atingirão 8,3 milhões de unidades neste ano, um crescimento de 47% em relação ao ano anterior. O notebook ganhará participação em relação ao desktop nos próximos anos, mas ela será gradativa. Em 2006, a IT Data estima que o notebook representará 7,8% dos PCs vendidos. Em 2009 este percentual subirá para 18,3%. A venda de PCs configurados para o programa Computador para Todos alcançou um resultado de 140 mil unidades no terceiro trimestre. Somado aos 240 mil do primeiro semestre, o programa atingiu 380 mil unidades este ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.