Idec quer participação popular na discussão do PNBL

0

A advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Veridiana Alimonti, critica a inexistência de instâncias para a participação popular na discussão do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Ela observou que a meta do plano é disponibilizar banda larga para 70% da população até 2014, mas contando com conexão discada. Ela também desaprova o fato de ainda não terem sido estabelecidas metas para conectar por banda larga as áreas rurais.

As declarações de Veridiana foram dadas durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados sobre a implantação do PNBL, lançado em maio de 2010 pelo governo. A advogada também criticou o programa por não considerar a banda larga como um serviço público, essencial para a população. Segundo ela, um serviço prestado em regime público tem obrigações de universalização e continuidade. O Idec defende que a banda larga seja prestada tanto em regime público quanto privado.

Conforme a advogada, a internet em banda larga no Brasil ainda é cara, lenta e para poucos. Mas, segundo ela, a banda larga é mais lenta em regiões menos populosas.Veridiana criticou ainda os planos oferecidos pelos prestadores de serviço hoje. Segundo ela, são oferecidos baixos limites para download. "Na prática, isso restringe bastante o uso com relação aos conteúdos presentes na rede", disse. Além disso, ela criticou a oferta casada de planos de internet com telefonia fixa, o que seria proibido pelo Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com a advogada, as metas de qualidade para o serviço de banda larga, em estudo pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), não vão coibir essas situações. A Anatel deve implementar as metas a partir do ano que vem. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.