No mercado B2C (business to consumer) norte-americano, 86% dos profissionais de marketing usam marketing de conteúdo em suas estratégias, empregando 12 táticas individuais, em média. A informação é de pesquisa divulgada pelo site Marketing Profs, em parceria com o Content Marketing Institute.
Entre outras descobertas, o estudo, denominado B2C Content Marketing: 2013 Benchmarks, Budgets, and Trends – North America, constata que os responsáveis pelo marketing das empresas B2C usam quatro plataformas de mídia social, em comparação com as cinco usado por profissionais de empresas B2B (business to business).
Os dados apontam que, em média, 28% dos orçamentos de marketing B2C são alocados para marketing de conteúdo, e que 55% das empresas desse segmento planejam aumentar os seus gastos com essa modalidade de marketing (destes, 10% revelaram planos de aumentar "significativamente" esses gastos).
Os analistas também observam que, em geral, quanto maior a companhia B2C mais táticas são usadas. Empresas com 10 mil ou mais funcionários usam uma média de 16 táticas, enquanto que as menores usam dez táticas, em média.
Em comparação com o B2B, o segmento B2C usa mais conteúdo móvel, aplicações móveis, revistas impressas e newsletters impressas.
Por outro lado, empresas B2C utilizam muito menos estudos de caso, white papers, webinars/webcasts e relatórios de pesquisa.
Uso de marketing de conteúdo no segmento B2C | ||
Tática | % respondentes | |
Mídia social |
84% |
|
Atitudes no site |
84 |
|
eNewsletters |
78 |
|
Videos |
70 |
|
Blogs |
69 |
|
Eventos em pessoa |
63 |
|
Artigos em outros sites |
61 |
|
Conteúdo móvel |
43 |
|
Aplicativos móveis |
42 |
|
Revistas impressas |
42 |
|
Microsites |
41 |
|
Ferramentas de conteúdo de marca |
40 |
|
Estudos de caso |
38 |
|
Newsletters impressas |
37 |
|
Infográficos |
33 |
|
rRlatórios de pesquisa |
33 |
|
Conteúdo licenciado / sindicalizado |
33 |
|
Livros |
32 |
|
Webinars/webcasts |
32 |
|
Revistas digitais |
29 |
|
Livros digitais (eBooks) |
28 |
|
Relatórios anuais |
28 |
|
Whitepapers |
28 |
|
Podcasts |
26 |
|
Conferências virtuais |
21 |
|
Games/gamificação |
17 |
|
Fonte: NCM/Marketing Profs, Novembro 2013 |
Eficácia das táticas usadas em marketing de conteúdo (em empresas B2C) | ||
Tática |
Acha eficaz |
Acha menos eficaz |
Eventos em pessoa |
62% |
38% |
eNewsletters |
62 |
38 |
Videos |
61 |
39 |
Blogs |
57 |
43 |
Mídia social |
57 |
43 |
Webinars/webcasts |
56 |
44 |
Ferramentas de conteúdo de marca |
55 |
45 |
eBooks |
54 |
46 |
Artigos em website |
53 |
47 |
Conferência virtual |
52 |
48 |
Revistas impressas |
51 |
49 |
fonte: NCM/Marketing Profs, Novembro 2013 |