O Google anunciou nesta sexta-feira, 7, que vai deixar de oferecer gratuitamente seu pacote de produtividade para empresas, o Google Apps for Business, que reúne um conjunto de aplicativos disponíveis na nuvem. Agora, a empresa fornecerá apenas a versão Premium, que custa US$ 50 por usuário ao ano, independentemente do porte da companhia ou do volume de uso dos aplicativos.
Isso inclui desde a versão corporativa do software de e-mail Gmail até o serviço de armazenamento e elaboração de documentos colaborativos Google Drive. As empresass podem contar o fornecimento com suporte telefônico, sem restrição de horários e disponibilidade de 99,9% em todas as plataformas.
A justificativa para a mudança de estratégia é expandir sua receita, além dos seus principais serviços de publicidade, e expandir a oferta face aos diferentes tipos de demanda — grupos de usuários, clientes individuais ou negócios. "Quando lançamos a versão premium para empresas, mantivémos nossa versão básica e gratuita também. Tanto empresas quanto indivíduos se inscreveram para essa versão, mas o tempo mostrou, na prática, que a experiência não é a mesma para cada um dos grupos. As empresas rapidamente passaram do pacote básico e queriam mais funcionalidades como maior capacidade no e-mail e suporte ao usuário", justificou o Google em comunicado em seu blog corporativo.
O site de buscas mantém as versões gratuitas únicas de cada um dos serviços quando um usuário final se registra com uma conta Google, mas empresas não possuem mais esta opção.