Novos dados de referência da ACI Worldwide, um fornecedor mundial de software e soluções de pagamento digital em tempo real, revelaram um aumento de 21% nas transações de comércio eletrônico em todo o mundo em novembro de 2020, em comparação com novembro de 2019. Isto foi impulsionado pela forte demanda dos consumidores por itens e serviços domésticos, especialmente aqueles que fornecem transporte, educação e treinamento à distância e seguro para produtos eletrônicos de consumo. De acordo com os dados, baseados em centenas de milhões de transações de comércio eletrônico de comerciantes globais, o setor varejista viu um aumento significativo (30%) durante o período de cinco dias desde o Dia de Ação de Graças até a Cyber Monday em 2020, em comparação com 2019.
O sábado após a Black Friday apresentou o maior aumento, 47 %, em comparação com 2019. Entretanto, o preço médio gasto nestes dias de pico caiu 3% em comparação a 2019, de USD 136 para USD 132, já que os consumidores são atraídos por frete gratuito e promoções.
A taxa de tentativas de fraude em volume aumentou ligeiramente para 1,7% em volume e 3,4% em valor, semelhantes às épocas de fim de ano anteriores, como resultado do aumento dos gastos genuínos dos consumidores em relação às fraudes. A taxa de estorno não-fraude aumentou 15% em outubro* de 2020 em comparação com 2019, uma porcentagem menor do que a de abril e maio de 2020, principalmente devido ao aumento do número de pessoas que voltam ao trabalho e à melhor equipe dos call centers para lidar com as ligações dos consumidores.
Principais conclusões:
Tendências de compra do eCommerce:
• Em 2020 até o momento (janeiro a novembro), as transações globais de comércio eletrônico aumentaram 20% em comparação com o mesmo período do ano passado.
• As viagens e a emissão de bilhetes continuaram a sofrer uma queda significativa em novembro devido à pandemia, diminuindo 60% e 85%, respectivamente.
• As transações no setor de jogos aumentaram 50%; este aumento foi menor do que nos meses anteriores, potencialmente devido à saturação do mercado, bem como aos consumidores que provavelmente aguardam vale-presente de férias para compras de jogos.
• Os Estados Unidos tiveram um aumento de 20% nas transações e o Reino Unido de 19% de janeiro a novembro de 2020 em comparação com o mesmo período em 2019.
. Continuamos ver os comportamentos de gastos com comércio eletrônico mudarem por causa do bloqueio, impulsionando as compras no Reino Unido mais cedo neste período de férias do que nunca.
Tendências de fraude:
• O valor de compra de tentativas fraudulentas diminuiu em USD 11 em 2020 em comparação com 2019; este foi o impacto da queda na compra de passagens aéreas, eventos esportivos e shows, que têm um preço médio elevado; o valor de compra genuína diminuiu em USD 18.
• As taxas de tentativas de fraude por volume aumentaram ligeiramente em 1,7% e 3,4% por valor, semelhantes aos períodos de festas de fim de ano anteriores, como resultado do aumento dos gastos genuínos do consumidor em relação às fraudes.
* Os estornos levam aproximadamente 45 dias para serem processados, os dados completos mais atuais são de outubro de 2020.