Inteligência artificial: a era do PC que se adapta a você, não o contrário

0

O uso da Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais comum e presente na rotina da sociedade. Sua popularização remodelou até a forma como buscamos informações e interações com o mundo virtual. Não é de se surpreender que, hoje, essa tecnologia esteja também permitindo que computadores respondam de forma customizada a necessidade de cada usuário. 

A inteligência, nesse caso, é resultado de uma análise de dados e padrões. Dados que são gerados desde uma simples pesquisa de regras gramaticais, ou até uma busca de informações mais complexas, como apólices de seguros, voos e hotéis, por exemplo. Os algoritmos da internet trabalham para alimentar os bancos de dados, com análises de informações em tempo real, que servem de base para um diagnóstico personalizado dos usuários, absorvendo seus costumes e usos. 

Por exemplo, graças à inteligência artificial, os conteúdos de uma plataforma de streaming são adaptados com base em nosso histórico de visualização. É uma prática muito eficaz, que veio da experiência de compra desenvolvida pela Amazon. 

Segundo a IDC, 85% das empresas do mundo irão adotar o uso de inteligência artificial até 2026. O impacto da inteligência artificial se estende por todo o mundo empresarial, desde a fabricação automatizada até o metaverso. Toda essa tecnologia gera mudanças e uma melhoria efetiva da experiência dos usuários, através do aprendizado automático das plataformas de IA. 

O mundo desde o início da pandemia tem exigido tecnologias que entreguem mais e exijam menos do usuário. Queremos aproveitar melhor nossas capacidades pessoais e sobretudo nosso tempo. É nesse cenário que entra o uso da IA nos computadores. Na Dell Technologies, por exemplo, investimos na construção de uma plataforma que usa a IA para adaptar o computador ao usuário. Um sistema que chamamos de Dell Optimizer e que transforma a experiência de hardware mais inteligente e fácil, que funciona em segundo plano aprendendo o comportamento do usuário e melhorando a experiência do dispositivo. 

O uso de Inteligência Artificial dentro dos equipamentos aumenta o rendimento de uso das máquinas pois essa tecnologia prioriza as necessidades dos usuários e otimiza o uso do computador, ou seja, mais desempenho onde você mais precisa, para aproveitar ao máximo as possibilidades dentro do equipamento. Ela aprende seus hábitos e responde e se adapta para entregar mais. Além disso é capaz de gerenciar configurações de desempenho para maximizar o tempo de uso da bateria. 

Com a ascensão do trabalho híbrido, profissionais se movimentam de um lugar a outro com seus equipamentos corporativos e correm o risco de diversas formas de ataques cibernéticos, inclusive por ameaças locais. Com o uso da Inteligência Artificial, é possível hoje que o computador detecte, por exemplo, quando alguma pessoa estiver espiando por trás do ombro do usuário do PC, desfocando a tela até ocultar totalmente o conteúdo.  Essa detecção de presença e proximidade também poderá bloquear o computador quando o usuário sair ou ativá-lo, assim que ele retornar. 

A IA permite também uma conectividade personalizada, quase sem interrupções, agilizando o download de dados e vídeos ao usuário. Para isso, analisa as conexões de rede disponíveis e ativa a melhor largura de banda, oferecendo uma conectividade rápida e confiável em qualquer lugar. Em alguns computadores, já é possível inclusive combinar duas conexões sem fio simultaneamente. 

A IA é uma das receitas para aumentar a produtividade e aproveitar ao máximo as tecnologias disponíveis. Associada a boas práticas de organização do trabalho, elas podem fazer a diferença no dia a dia de qualquer profissional e permitir que ele foque sua atenção nas tarefas que agregam mais valor, não perdendo tempo para se adaptar as limitações do equipamento. 

César Ramacciotti, VP de soluções para clientes na América Latina da Dell Technologies. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.