Justiça mantém teles em leilão da banda larga sem fio

0

A Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) negou liminar à Anatel que tentava impedir que as operadoras de telefonia fixa apresentassem propostas para participar da licitação das faixas de 3,5 GHz e 10,5 GHz, destinadas à prestação de serviços de internet sem fio de alta velocidade, entre eles o WiMAX, dentro de suas áreas de concessão.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (8/1), em votação que durou pouco mais de duas horas, e teve como relator o juiz David Wilson de Abril Pardo. De acordo com o magistrado, o parecer favorável à Associação Brasileira de Concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix) foi baseado no fato de a Anatel não ter apresentado nenhuma novidade em sua solicitação. A agência reguladora havia entrado com recurso, apresentado na forma de agravo de instrumento, contra uma liminar concedida em primeira instância à Abrafix pela Justiça Federal.

Esta é a sexta derrota da Anatel na Justiça. Embora ainda possa entrar com recurso, a agência reguladora informa que não comenta decisões da Justiça. Além disso, ainda tramitam no TRF outros quatro recursos da Anatel sobre a questão.

A licitação do WiMAX está suspensa desde setembro por medida cautelar do Tribunal de Contas da União (TCU), que encontrou defasagem no preço mínimo das licenças, o que poderia resultar em prejuízo de cerca de R$ 23 milhões à União. O processo no TCU deverá ser votado em plenário ainda neste mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.