O mercado de sistemas automotivos sinaliza boas perspectivas para os próximos anos. A Ford aproveitou a Consumer Eletronic Show (CES 2013), feira de eletrônicos que acontece esta semana em Las Vegas, nos EUA, para lançar sua plataforma de código aberto voltada a desenvolvedores interessados em criar aplicativos compatíveis com os sistemas embarcados em seus automóveis, tendo como foco comandos de voz.
O Ford Developer Program fornecerá “informações e ferramentas necessárias para a criação de experiências ativadas por voz dentro do carro”. A montadora se diz a primeira do segmento a oferecer um programa aberto de interface direta com o sistema dos veículos, utilizando a tecnologia Sync, que integra o computador de bordo de alguns veículos e permite ao condutor operar celulares, iPod ou dispositivos Bluetooth conectados ao veículo. “Nosso foco é melhorar a experiência de direção ao minimizar as distrações causadas pelo uso de smartphones ao volante”, esclarece o gerente global de produto para o Ford Sync, Julius Marchwicki.
“O carro apresenta uma oportunidade totalmente nova aos desenvolvedores”, afirma o vice-presidente de engenharia e desenvolvimento de produtos globais da Ford, Hau Thai-Tang. “Engajar perfis inovadores fora de nossa empresa é uma parte chave de nossa estratégia de atender o consumidor em todos os aspectos do negócio”, completou, em nota.
O programa passou por uma fase de beta-testes com alguns voluntários, aos quais foram fornecidos um kit de desenvolvimento de sistema (SDK), documentações e sistemas técnicos de suporte. A Ford considera que após esse período, com mais de 36 aplicativos compatíveis atualmente disponíveis para sua plataforma, o SDK está maduro para a comunidade global de desenvolvedores. Os interessados devem se registrar no site do projeto para ter acesso aos materiais.
Neste ano, a Cisco e o Google anunciaram parcerias para o mesmo segmento. Enquanto a primeira tem foco no desenvolvimento de um ecossistema de telemática, a empresa de buscas visa equipar sistemas automotivos com seu conteúdo de geolocalização.