Boticário investe R$ 1,3 milhão para modernizar comunicação de colaboradores

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O Grupo Boticário acaba de implementar uma solução de comunicação unificada com o objetivo de aumentar a produtividade e eficiência da comunicação entre seus funcionários, além de contribuir para reduzir custos de deslocamento de pessoas entre sites da empresa. O investimento total do projeto, incluindo aquisição de hardware em servidores e telefonia e a contratação de serviços foi de R$ 1,3 milhão, dos quais R$ 900 mil já foram investidos em 2012 e o restante no ano passado.

De acordo com Marcelo Victor Sachini, diretor de Tecnologia da Informação do Grupo Boticário, a necessidade de uma solução de comunicação começou a ser sentida com a expansão dos negócios do Grupo.  "A comunicação foi uma das áreas mais impactadas, pois temos muitas pessoas distribuídas geograficamente em diferentes áreas e nos estados do Paraná e São Paulo e, mais recentemente, Bahia. Precisávamos de meios de comunicação ágeis, estáveis, seguros e com alto grau de usabilidade", declarou.

"O desafio do projeto era obter acesso à informação, sem limitações de tempo e lugar, para reduzir custos de deslocamento com viagens, facilitar a tomada de decisões e aumentar a produtividade do time", disse Alan Antônio do Nascimento, gerente de projetos da InfoServer, consultoria que implementou a ferramenta Microsoft Lync. "A solução foi implementada em tempo recorde, apenas seis semanas, incluindo a integração com uma das soluções de vídeo conferência da Polycom", afirmou Nascimento.

Outro desafio era implementar o ambiente Lync Server em alta disponibilidade e com ambiente para Disaster Recovery. "O Grupo Boticário possui requisitos internos que exigem que seus ambientes trabalhem com alta disponibilidade e ambiente Disaster Recovery, ou seja, os serviços providos pelo Lync Server estarão disponíveis para seus colaboradores inclusive em um cenário de falha, garantindo a comunicação do Grupo em todos os momentos", explicou o consultor.

Benefícios

Com a nova solução, 4.600 colaboradores do Grupo Boticário podem se comunicar com ramais entre as unidades usando a estrutura de comunicação existente, sem a necessidade de custos adicionais. Além disso, agora os profissionais têm acesso aos recursos de vídeo e áudio conferências, conferência web e salas de IM (instant messaging), além de chat e indicação do status da presença (disponível, ocupado, ausente do trabalho, etc.), viabilizado via sincronismo com a agenda do serviço de e-mails.

Além disso, o Grupo Boticário passou a ter possibilidade de conectar-se com os parceiros externos através do uso do Skype. "Para os fornecedores que já possuem a tecnologia Lync, a integração é fácil, via modelo denominado Federação, que não traz custos adicionais. Neste momento, temos sete fornecedores federados e previsão é de evolução desse número", enfatizou Sachini.

De acordo com o executivo, o Grupo já está promovendo a integração do Lync com o PABX Avaya e a previsão é que, até o primeiro semestre de 2014, os colaboradores passem a dispor de seus ramais de forma móvel, ou seja, acessível de onde quer que estejam via internet. O ramal vinculado a cada usuário e disponível via internet sem necessidade do aparelho físico deverá otimizar o tempo dos funcionários que poderão exercer suas atividades de forma conectada mesmo que remotamente.

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