As Lojas Milla, grupo varejista do Estado de Rondônia, visando atualizar seu sistema de crediário e assistir novos polos da região, implementou as soluções Score 3D, ZipOnline e Renda Presumida da Transunion, permitindo acesso a informações confiáveis de possíveis consumidores para automatizar seu processo de concessão de crédito. Com um ano de uso da tecnologia, o grupo conseguiu reduzir em 30% a taxa de inadimplência, amadurecer a política de concessão e mapear possíveis clientes em cidades do interior do estado.
Mesmo com diversas modalidades de oferta de crédito disponíveis no mercado, o crediário ainda é uma solução bastante procurada pelos brasileiros. Buscando otimizar e automatizar seus sistemas, o grupo implementou uma estratégia mais personalizada de concessão de crédito, passando a utilizar soluções de informação para entender não só seu atual mercado, mas também a possibilidade de atuar em outros polos.
"Sentimos a necessidade de ter mais autonomia nas nossas decisões de crédito e usar, de maneira mais inteligente, o banco de informações que construímos ao longo de duas décadas. Para isso, era necessária uma revolução digital nos sistemas, com informações que permitissem conhecer melhor os possíveis consumidores e construir um novo modelo de crediário que realmente atendesse as suas necessidades. Partindo disso, a TransUnion apresentou um combo de soluções que nos possibilitou automatizar a política de concessão de crédito das lojas, além de projetar e prospectar novas praças de atuação. Tudo no período de um ano", comenta Gilberto Aparecido dos Santos, Head da Área de Sistema de Gestão Integrada da Lojas Milla.
As soluções da TransUnion proporcionaram novas formas de entender o comportamento do cliente, agilidade no acesso a informações sobre cenários de atuação e o conhecimento do potencial de clientes por meio do uso de dados e históricos, estabelecendo mais transparência e segurança nos processos de concessão de crédito. Com essa realidade, a loja de departamentos, que atua há 25 anos no mercado local, passou a alcançar uma região geográfica maior e com mais pessoas, além de criar ofertas personalizadas com a combinação entre as soluções Score 3D e Renda Presumida. Tudo isso mantendo a segurança de dados, aumentando a taxa de conversão sem aumentar o risco de crédito.
De acordo com o presidente da TransUnion no Brasil, Juarez Zortea, existem 25 milhões de brasileiros iniciando a vida financeira, sem contar os 100 milhões que estão invisíveis aos players de mercado. Essa realidade aumenta a necessidade do uso de serviços mais abrangentes e que ofereçam ao público produtos mais personalizados. "Para acompanhar o dinamismo do mercado, é importante que empresas se preocupem cada vez mais com as necessidades de clientes e prospects. A partir do uso de soluções de informação, foi possível analisar com maior profundidade?todos?os dados já disponíveis no histórico das Lojas Milla, automatizando processos internos e?tornando a empresa?mais?competitiva e com ofertas mais eficientes", explica.
No processo foram identificados 45 mil novos clientes potenciais, que estão formando a base de expansão do grupo. Além disso, a equipe de crédito das lojas ganhou mais agilidade, uma vez que, atualmente, toda a análise de documentos pode ser solucionada com uma busca de menos de um minuto. A mudança pôde ser sentida, principalmente, no momento de comprovação de renda e de endereço, onde clientes chegavam a desistir do crediário por não portarem os comprovantes no momento em que estavam na loja.
"Um dos grandes diferenciais da TransUnion em relação a outras empresas que consultamos foi a capacidade de enxergar as tendências de mercado e oferecer estes insights para o cliente. Conhecemos a companhia em uma busca pela internet e, combinando tecnologia e inovação com um excelente atendimento técnico, a companhia vem nos ajudando a construir uma estratégia poderosa para o futuro", finaliza Gilberto.
A automação dos sistemas de crediário permitiu que o grupo olhasse para o seu consumidor com mais atenção, gerando produtos personalizados e, também, o uso das informações adquiridas ao longo de 20 anos de história de maneira mais ágil e eficiente. As soluções implementadas contribuíram para que todo o banco de dados do grupo Lojas Milla se unisse às mais de 600 fontes de informações da TransUnion, aumentando a segurança das transações e a oferta de bens e serviços.