Os Centros de Operação das distribuidoras da Neoenergia ganharam um reforço em eficiência e segurança com a implantação de consoles de operações que tornam a comunicação entre as equipes mais ágil e eficaz. A novidade integra, em uma única interface, diversos meios de comunicação utilizados diariamente pelos operadores – rádio VHF (frequências muito altas), SVOE (combinação de utilização de dados via satélite e GPRS), telefonia fixa, integração com a central telefônica administrativa e os ramais das subestações, além de celular. Dessa forma, a Neoenergia se torna uma das poucas empresas do setor elétrico a possuir esse tipo de inovação e sofisticação.
A gerente do projeto na Neoenergia, Juliana Vilas, explica que os consoles também ajudam no monitoramento das subestações. "Os operadores suportam remotamente a execução de atividades nas subestações, e o console facilita a comunicação entre o operador e os técnicos e eletricistas que executam as manobras de forma prática e rápida. Além disso, o colaborador tem um ambiente de trabalho melhor, já que diminui a quantidade de dispositivos e tudo se concentra no console".
A solução, que já existia nas concessionárias Celpe (PE) e Cosern (RN), chegou agora à Coelba (BA) e à Elektro (SP e MS). A expectativa é a melhoria no suporte às equipes de campo e na qualidade do serviço, com maior praticidade e qualidade de vida para os operadores. Diariamente, é registrada uma média de 6.148 chamadas na Coelba, entre recebidas e realizadas de todos os canais de comunicação. Na concessionária, foram instalados 126 consoles, se configurando assim, o quarto maior Centro de Operações do Brasil. Já na Elektro, onde existem 47 consoles, a quantidade de ligações diárias é de 1.487.
Novas funcionalidades
A solução integrada de comunicação também otimizará a gestão, especialmente para tomada de decisões em momentos críticos, oferecendo maior assertividade nas comunicações em situações emergenciais. Os equipamentos, fornecidos pela Unify/Atos, irão incorporar ainda novas funcionalidades ao cotidiano dos operadores.
Com isso, o projeto também permite realizar auditorias e gravações unificadas das chamadas de todos os meios de comunicação, melhorando a experiência para os usuários e proporcionando maior velocidade nas comunicações.