A partir deste mês, a Associação Brasileira de Telemarketing (ABT) passa a se chamar Associação Brasileira de Telesserviços, conforme mudança estatutária acordada pelos associados da entidade. Segundo o presidente da ABT, Topázio Silveira Neto, o objetivo da mudança é tornar o nome mais abrangente e representativo da realidade do setor de call center e suas variantes (consultoria, TI etc.), que está em fase de crescimento e profissionalização.
?A ABT foi criada em 1987, quando o telemarketing ativo e receptivo era o principal serviço oferecido pelo setor. Hoje, estimativas da associação apontam que ele representa apenas 10% a 15% do total de contatos feitos com o consumidor. Os outros 85% a 90% congregam outras formas de relacionamento com o cliente, como serviço de atendimento ao cliente (SAC), help desk, CRM, atendimento via internet etc. O ideal, portanto, é que o nome da entidade acompanhe a modernização deste mercado?, explica Silveira Neto.
A ABT segue o exemplo da norte-americana ATA (American Teleservices Association), que antes se chamava American Telemarketing Association. A associação brasileira congrega cerca de 400 membros, entre prestadoras de serviço em call center, empresas com operações internas de atendimento ao consumidor, consultorias e fornecedoras de diversos tipos de tecnologias. Representa um setor que emprega, atualmente, 615 mil pessoas no Brasil e espera gerar mais 60 mil empregos ao longo deste ano.