Alcatel-Lucent encerra ano com prejuízo de 3,5 bilhões de euros

0

A Alcatel-Lucent encerrou 2007 com um prejuízo líquido de 3,5 bilhões de euros (o equivalente a US$ 5,2 bilhões). A perda inclui encargos com equiparação de 2,94 bilhões de euros e com reestruturação de 856 milhões de euros. O resultado, no primeiro ano com as operações combinadas, fez com que a companhia cancelasse a distribuição de dividendos. O prejuízo reflete a queda de 2,5% da receita no ano, que totalizou 17,79 bilhões de euros (US$ 25,82 bilhões).

No quarto trimestre do ano, o desempenho seguiu a seqüência de perdas trimestre a trimestre, registrada em praticamente todo do ano. Apesar de a receita no período ter registrado um aumento seqüencial de 20% e de 18% com relação ao mesmo período no ano anterior, totalizando 5,23 bilhões de euros, o prejuízo líquido entre outubro e dezembro foi de 2,58 bilhões de euros. A empresa também informou que espera ter prejuízo operacional ajustado no primeiro trimestre de 2008 devido a "padrões sazonais".

De acordo com o relatório do balanço, durante o trimestre o segmento de operadoras registrou aumento de dois dígitos, 16,2%, em relação ao mesmo período no ano anterior, impulsionado pelos mercados de wireline e wireless. O segmento de serviços também registrou crescimento de 27%, enquanto o corporativo registrou elevação de 3,8%. O lucro operacional ajustado foi de 303 milhões de euros, ou 5,8% das vendas. A companhia demitiu aproximadamente 1,6 mil empregados no trimestre.

No comunicado da companhia, a CEO, Patrícia Russo, afirma que ?o ambiente macroeconômico criou incertezas em nossos mercados nos últimos meses". O grupo prevê, no entanto, que a venda global de equipamentos de telecomunicações e o mercado de serviços fique estável com leve tendência de alta em 2008 e aposta em uma maior estabilidade na relação euro/dólar. ?Como já havíamos mencionado, 2007 foi um ano de transição para a companhia, onde executamos nossos planos de integração em um mercado bastante tumultuado. Apesar desses desafios, nosso desempenho nos segmentos de wireline, corporativo e de serviços foi sólido. Por outro lado o crescimento abaixo do previsto da receita em WCDMA e NGN/IMS, duas áreas nas quais temos investido, teve um impacto bastante significativo na nossa lucratividade?, disse ela.

Segundo a executiva, a Alcatel-Lucent dará continuidade ao plano de três anos, com a implementação de um enfoque mais seletivo de preço, assim como um programa de redução de custos dos produtos. ?Pretendemos também progredir no nosso plano de redução dos custos fixos?, enfatizou Patrícia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.