Mídias sociais no Brasil são pautadas por mídias tradicionais, diz estudo

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As mídias sociais no Brasil são completamente pautadas pelas mídias tradicionais, mas a recíproca ainda não é verdadeira. A conclusão é de um estudo qualitativo conduzido pela agência de marketing JWT Brasil, que comparou a repercussão de assuntos veiculados pelas revistas Veja e Época e o Jornal Nacional, da TV Globo, com dados do Facebook, Google e Twitter durante o ano passado.
De acordo com o diretor de estratégias digitais da JWT, Patrice Lamiral, o fenômeno acontece, principalmente, porque os dois tipos de mídia têm "vocações" diferentes. Enquanto os veículos de imprensa, que representam as mídias tradicionais, exercem um trabalho de curadoria de informações, ou seja, escolher o que vale a pena ser noticiado, as mídias sociais têm o papel de discutir esses assuntos e abrir espaço para que todas as pessoas possam conversar sobre eles.
Cris Dias, também da JWT, completa afirmando que as chamadas mídias tradicionais hoje funcionam como fontes de informações brutas, sem reflexão, enquanto as mesmas informações são encontradas nas mídias sociais, mas com mais intensidade.
Dias cita o exemplo do filme "A Origem" (Christopher Nolan, 2010), que durante o ano passado inteiro teve apenas duas citações na imprensa – uma resenha crítica na Veja e outra na Época –, e no Twitter foi um dos mais comentados durante vários meses por milhares de pessoas, inclusive antes de chegar aos cinemas.
Lamiral, no entanto, não acredita que o cenário traçado pelo estudo seja um problema, mas apenas uma constatação da realidade brasileira, com suas particularidades sociais e culturais. Ele defende que é possível aumentar a influência das redes sociais sobre a imprensa tradicional, mas o modelo de negócio atual, dominado por grandes portais e sites de jornais tradicionais, não dá espaço para a repercussão de opiniões de internautas.
Na visão de Lamiral, os blogs, redes sociais e internautas ainda precisam aumentar sua produção própria de conteúdo de qualidade para que outras fontes de informação possam ser absorvidas pelos modelos tradicionais de produção de conteúdo.

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