Apple lidera mercados dos EUA e Grã Bretanha em 2016

0

Os dados mais recentes sobre vendas de sistemas operacionais para smartphones da Kantar Worldpanel ComTech mostram que no quarto trimestre de 2016 o iOS continuou a crescer ano-a-ano em todas as regiões monitoradas, exceto na China urbana. Já o Android ganhou na maioria dos mercados, exceto Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália.

"Embora o Android ainda tenha um ecossistema maior, a Apple foi a top brand nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha no último trimestre de 2016", afirma Lauren Guenveur, consumer insight director da Kantar Worldpanel ComTech. "Nos cinco maiores mercados europeus, a Samsung ficou em primeiro lugar, seguida pela Huawei. Na China urbana, a Apple não foi capaz de recuperar o primeiro lugar, com a Huawei ocupando esse posto." Os cinco maiores mercados da Europa incluem Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha.

Nos EUA, o iOS representou 44,4% das vendas de smartphones no quarto trimestre de 2016, acima dos 39,1% registrado no mesmo período de 2015. O Android ficou com 54,4% das vendas, 4,7% a menos que no ano anterior.

"O iPhone 7 e o iPhone 7 Plus foram os modelos mais vendidos no período de festas, conquistando  sua maior participação desde seu lançamento, em meados de setembro, e representando 28% dos smartphones vendidos no quarto trimestre", acrescenta Guenveur. "Mesmo com a esperada queda causada pelos problemas do GalaxyNote 7, a Samsung manteve uma participação de 28,5%, com uma queda de apenas 0,9% em relação ao ano anterior. O dispositivo Galaxy S7, anunciado no Mobile World Congress 2016, foi o terceiro telefone mais vendido no quarto trimestre. A decisão da Samsung de não anunciar o Galaxy S8 no Mobile World Congress 2017 não deverá ter um grande impacto nas vendas, pois rumores dão conta de que o lançamento será em abril", diz a executiva.

O levantamento apurou também que o Android representou 50,6% das vendas de smartphones na Grã-Bretanha no quarto trimestre de 2016 vs os 47,6% do iOS .O que representa um ligeiro declínio do Android, que registrou 51,9% no mesmo período do ano anterior, enquanto iOS cresceu nove pontos percentuais.

"A Apple alcançou sua maior fidelidade na Grã-Bretanha, com 96% de donos de aparelhos da Apple que substituíram seus telefones comprando outro iPhone", afirma Dominic Sunnebo, diretor de unidade de negócios da Kantar Worldpanel ComTech Europe. "Mais de 50% dos compradores do iPhone 7 estavam trocando seus iPhone 6, já que o ciclo de vida da marca continua a pairar em torno de 24 meses. Além da participação da Apple e da Samsung, que combinadas respondem a 73% das vendas de smartphones no quarto trimestre de 2016, o mercado permaneceu fragmentado. Marcas como OnePlus, Alcatel e Google experimentaram um aumento em relação ao ano anterior, enquanto grandes nomes como Sony, LG e HTC diminuíram", atesta Sunnebo.

O Android representou 80,7% das vendas de smartphones no último trimestre na China urbana, um aumento de 9,3 pontos percentuais em relação ao ano anterior. O iOS representou 19,1% das vendas, abaixo dos 27,1% no mesmo período do ano anterior.

"O iPhone 7 continuou sendo o modelo mais vendido no mercado chinês no último trimestre de 2016, com 6,8%. No entanto, sua participação foi menor do que o iPhone 6s do ano passado, que representou 10,5% das vendas no quarto trimestre de 2015", diz Tamsin Timpson, diretor de visão estratégica da Kantar Worldpanel ComTech Asia. "Olhando para o mercado mais amplo, houve uma mudança na popularidade. A lista de Top 10 dos modelos de smartphones vendidos na China urbana em 2015 continha apenas três fabricantes – Apple, Huawei e Xiaomi. Em 2016, um quarto foi adicionado a essa lista – Oppo."

As vendas de smartphones caíram globalmente no último trimestre de 2016 em comparação com o último trimestre de 2015, ressaltou Guenveur.

"Considerando o status de top-seller do iPhone 7, a ausência de uma tomada de fone de ouvido não foi um grande problema para os consumidores – e as consequências dos problemas com a bateria da Galaxy Note 7 também não foram um fator significativo. Como os smartphones se tornaram commodities, há menos razões imperiosas para frequentemente comprar um novo, mesmo quando os descontos são abundantes. A tecnologia avança continuamente e, embora os smartphones permaneçam no centro de muitas novas tecnologias, como a VR, a conexão doméstica e a IoT, não são mais os dispositivos mais excitantes da casa", conclui.

clique na imagem para ampliar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.