Tech for good e os pilares que podem mudar o mundo

0

Dois mil e vinte e três, tempos difíceis ambientados por uma época de pós pandemia, ou nem tão pós assim, afinal ainda é grande o registro de novos casos de contaminação e morte provocadas pelo Covid-19. Neste cenário, quem apostaria na tecnologia como a grande aliada em um processo de regeneração social?

Sim. A Tech For Good, que é um movimento mundial de empresas de tecnologia, mostra que isso é possível. A Tech for Good é composta por cinco grupos de 15 a 20 organizações, incluindo grandes empresas, ONGs, fundos de investimento e startups. Quando a crise do COVID-19 estourou, estes cinco grupos analisaram o impacto da pandemia em cada uma de suas áreas de foco e desenvolveram ações concretas para enfrentar os desafios trazidos pela crise.

A Tech For Good encontrou seus pares também por estas terras brasileiras, e entre eles a SoulCode Academy, edtech sonhada, planejada e implementada em 2020 por altos executivos do setor de tecnologia, insatisfeitos com a falta de profissionais altamente qualificados para atuar no mercado de TI (Tecnologia da Informação). Esta carência, segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) é de 106 mil talentos por ano, podendo chegar a 530 mil entre o período de 2021 a 2025, lacuna causada por falta de formação, descortinando um grande apagão digital e intensificando a vulnerabilidade social que o país sofre.

A SoulCode nasceu do inconformismo e ímpeto de transformação de seus fundadores, alicerçada no desejo de trazer impacto social concreto por meio da educação e da tecnologia, gerando empregos, equidade de oportunidades e com isso diversidade; nasceu com os propósitos ESG (Environmental, Social and Governance). O ESG, que em português significa Meio ambiente, Social e Governança, veio substituir a palavra sustentabilidade que era utilizada no universo corporativo.

IMPACTO

Ao falar sobre impacto social, o foco realmente é o de mobilizar a sociedade, tanto empresas de TI como de outros segmentos, para que se movimentem para a qualificação profissional dos trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho, dos vulneráveis sociais que precisam apenas de uma chance para mostrarem todo o seu potencial de transformação e superação. A Tech for Good examina os fatores que podem ajudar a sociedade a alcançar esses benefícios e faz uma tentativa de calcular o impacto da adoção da tecnologia no crescimento do bem-estar, além do PIB. Sua modelagem sugere que bons resultados para a economia em geral e para o bem-estar individual ocorrem quando a adoção da tecnologia está focada no crescimento liderado pela inovação, e não apenas na redução de mão de obra e economia de custos por meio da automação. 

Congregar empresas de tecnologia, inteligência artificial e startups sob o mesmo DNA da inovação e visão social sistêmica, torna possível realizar a mudança que as empresas tanto precisam para tornar o Brasil um país de oportunidades, iniciando ou ressignificando carreiras de pessoas que nunca tinham sonhado em trabalhar com tecnologia.

PRINCÍPIOS

Sob os princípios da Tech For Good, que são educação, diversidade, saúde, longevidade e sustentabilidade, é possível impactar diretamente as pessoas, seus familiares e todo o entorno. O movimento é real e tem ainda muito potencial de crescimento. O desemprego está assustando a todos e a tecnologia é, sem dúvida, um dos caminhos mais promissores para uma guinada na vida, seja em início de carreira ou na transformação dela perante todas as oportunidades que o setor de TI oferece.  A SoulCode tem parcerias com grandes empresas que acreditam e compartilham da mesma visão e que precisam de profissionais formados em Engenharia de Dados, Salesforce, Java Full Stack e Martech em suas unidades.

Estas parcerias já formaram mais de 500 profissionais, com índice de empregabilidade que ultrapassa os 90%. Parceiros em um ciclo virtuoso que só irá crescer nos próximos anos, com mais alunos formados e empregados em turmas diversas, com igualdade de oportunidade a todos: mulheres, pretos, pardos, PCDs (Pessoas com Deficiência) e transexuais. A SoulCode também acredita que se não é diverso, não é inclusivo. E assim seguirá rumo a novas turmas e projetos.

Carmela Borst, especialista em marketing, tecnologia, impacto social e ESG. A executiva já ocupou cargos de liderança em uma empresa multinacional de TI e, há muitos anos, atua diretamente em atividades que geram inclusão, tanto na vida pessoal quanto na esfera profissional. Atualmente é CEO da SouldCode Academy.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.