A Tegic, empresa que pertence 100% ao grupo AOL-Time Warner, anunciou oficialmente a abertura de escritório no Brasil, com o objetivo de oferecer sua tecnologia de escrita em celulares para as operadoras e fabricantes do mercado latino-americano.
A estratégia faz parte da expansão internacional do grupo, que em 2004 abriu uma unidade na Índia, informou Ray K. Tsuchiyama, vice-presidente para Mercados Emergentes da empresa, acrescentado que a próxima operação será implantada no sudoeste asiático, cobrindo Tailândia, Indonésia, Filipinas e Vietnã.
Para dirigir o escritório foi nomeado como gerente geral para América Latina, Daniel Barna, que espera anunciar nesse semestre o primeiro acordo de fornecimento com uma operadora.
A empresa também fez o lançamento da versão 7.3 de seu software T9, que facilita e agiliza a escrita de mensagens e e-mails em celulares, recurso que está presente em mais de 75% dos telefones celulares fabricados no mundo.
Anteriormente, Barna foi gerente de marketing da operadora Vivo, onde foi responsável pela identificação e análise das tendências da indústria.
T9.
O software T9 oferece uma capacidade de previsão de entrada de texto, em vários idiomas, facilitando para os usuários de celulares a tarefa de escrever mensagens, além de viabilizar os mais populares serviços e conteúdos existentes hoje em dia. .
Mais especificamente, a versão 7.3 do software de T9 Text Input para a América Latina oferece suporte em múltiplos idiomas, tornando mais fácil para o usuário a troca de línguas, inclusive entre português e inglês, assim como entre espanhol e inglês, no momento em que redige um texto.
Mercado de SMS
De acordo com o Yankee Group, o número de assinantes de telefonia celular na América Latina superou a marca de 207 milhões no final de 2005. Além disso, a eMarketer prevê que as operadoras celulares da região vão conquistar entre 55 e 90 milhões de novos assinantes, entre 2004 e 2009, sendo que Argentina, Brasil, México e Colômbia representarão cerca de 80% desses novos assinantes. Entre os usuários de celulares no Brasil, 41% envia mensagens SMS, mercado alvo da Tegic.