A Atento divulgou os resultados financeiros do quarto trimestre e de todo o ano de 2015, com destaque para a reversão do prejuízo tanto no trimestre quanto no ano. O lucro no ano da fornecedora de serviços de gerenciamento de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios (BPO) foi de US$ 49,1 milhões, revertendo prejuízo de US$ 42,1 milhões registrados em 2014. No trimestre, o lucro atingiu US$ 5,4 milhões, ante uma perda de US$ 25,9 milhões em igual período do ano anterior.
A receita da companhia em 2015 totalizou US$ 1,97 bilhão, o que representa uma queda de cerca de 14% na comparação com os US$ 2,3 bilhões obtidos em 2014. No quarto trimestre, receita somou US$ 457,8 milhões, recuo de 17,5% em relação aos US$ 555,1 milhões apurados no ano anterior.
Apesar disso, a receita da empresa no Brasil teve um aumento de 4,5% no trimestre, para US$ 192,6 milhões, e de 10% no ano, para US$ 930,2 milhões, mas menores que no ano de 2014. A região das Américas teve um aumento de 18,2% na receita no quarto trimestre, para US$ 203,9 milhões, e de 17% no ano, para US$ 789,8 milhões no ano. Em contrapartida, a região que compreende Europa, Oriente Médio e África (EMEA) registrou queda de 2,9% no quarto trimestre, para US$ 61,7 milhões, e de 9% no ano, para US$ 247,4 milhões.
A geração de caixa medida pelo Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da Atento no ano foi de US$ 250,3 milhões, queda de cerca de 18% em relação a 2014, quando totalizou US$ 306,4 milhões. A margem Ebitda aumentou 12,7%. No trimestre, o Ebitda ajustado foi de US$ 64 milhões, recuo de 26% ante os US$ 86,5 milhões apurados no ano anterior.