Polícia Militar de SP ganha mais agilidade com projeto de gestão operacional

0
0

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) contratou, por meio de processo licitatório, a Capgemini para auxiliá-la no desenvolvimento e manutenção de um software para serviços de gestão operacional de demandas, planejamento e arquitetura, além de codificação e modelagem dos dados.

Com a adoção da metodologia de gestão Scrum, que tem por finalidade desenvolver um sistema de forma interativa e incremental, os processos ganharam maior agilidade e confiabilidade, proporcionando uma visão sistêmica às pessoas envolvidas no desenvolvimento dos projetos.

Implementado inicialmente em Guarulhos (SP), o Radar é um sistema inédito de monitoramento, identificação e checagem que auxilia a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) na recuperação de veículos furtados ou roubados.

A solução é composta por câmeras que leem as placas dos veículos e verifica, por meio de sistema de dados dos órgãos de segurança pública, se existe alguma irregularidade ou ocorrência associada. O policial recebe – via terminal móvel de dados da viatura – os dados do veículo e do perímetro para atuação.

Hoje, o sistema verifica, em média, 11 milhões de veículos por dia, englobando a cidade de São Paulo, baixada Santista, Guarulhos e 30 outros municípios paulistas, além de já realizar monitoramento de rodovias estaduais. Somente no ano de 2016 foram recuperados cerca de 1.600 veículos.

Deixe seu comentário