"Uma perspectiva melhor do consumidor, demanda reprimida a partir de 2020 em grandes mercados, como Índia e China, ajudou a impulsionar as vendas no primeiro semestre do ano", disse Anshul Gupta, diretor sênior de pesquisa do Gartner. "No entanto, essa tendência se inverteu no segundo semestre do ano, mesmo com alta demanda dos consumidores. Situações de falta de estoque para modelos populares e estoques limitados levaram algumas das vendas possíveis para 2022."
O aumento nos gastos discricionários, a abertura de mercados após o bloqueio, juntamente com uma base de comparação menor a partir de 2020, levou a um crescimento de 6% em 2021. A introdução do 5G a preços mais baixos para atender às necessidades futuras de prova influenciou as compras de atualização. Como resultado, as vendas de smartphones cresceram para todos os cinco principais fornecedores em 2021 (consulte a Tabela 1).
Tabela 1: Vendas mundiais de smartphones para usuários finais por fornecedor em 2021 (milhares de unidades)
Fabricante | 2021 Unidades | 2021 Market Share (%) | 2020 Unidades | 2020 Market Share (%) | 2021-2020 Crescimento (%) |
Samsung | 272,327.5 | 19.0 | 253,025.0 | 18.7 | 7.6 |
Apple | 239,239.1 | 16.7 | 199,847.3 | 14.8 | 19.7 |
Xiaomi | 189,305.4 | 13.2 | 145,802.7 | 10.8 | 29.8 |
OPPO | 138,242.1 | 9.6 | 111,785.2 | 8.3 | 23.7 |
Vivo | 136,011.3 | 9.5 | 107,388.2 | 7.9 | 26.7 |
Others | 458,733.9 | 32.0 | 533,988.1 | 39.5 | -14.1 |
Total | 1,433,859.4 | 100.0 | 1,351,836.5 | 100.0 | 6.0 |
Fonte: Gartner (março de 2022)
No quarto trimestre de 2021, as vendas globais de smartphones caíram 1,7% devido a restrições de oferta. A Apple manteve a posição número 1 entre os cinco maiores fornecedores de smartphones. A forte demanda por iPhones foi impulsionada por atualizações 5G. A Samsung viu uma forte demanda por seus telefones premium e suas vendas aumentaram 11% em comparação com o quarto trimestre de 2020 (veja a Tabela 2).
Tabela 2: Vendas mundiais de smartphones para usuários finais por fornecedor no 4T21 (milhares de unidades)
Fabricante | 4T21 Unidades | 4Q21 Market Share (%) | 4T20 Unidades | 4T20 Market Share (%) | 4T21-4T20 Crescimento (%) |
Apple | 82,971.4 | 21.9 | 79,942.7 | 20.7 | 3.8 |
Samsung | 68,965.4 | 18.2 | 62,117.0 | 16.1 | 11.0 |
Xiaomi | 44,810.4 | 11.8 | 43,430.3 | 11.2 | 3.2 |
OPPO | 32,590.9 | 8.6 | 34,373.7 | 8.9 | -5.2 |
Vivo | 29,066.2 | 7.7 | 32,523.4 | 8.4 | -10.6 |
Others | 121,055.5 | 31.9 | 133,868.4 | 34.7 | -9.5 |
Total | 379,459.6 | 100.0 | 386,255.6 | 100.0 | -1.7 |
Fonte: Gartner (março de 2022)
Os fabricantes chineses de smartphones Xiaomi, Oppo e Vivo expandiram suas redes de distribuição no Oriente Médio, África, América Latina e Europa para capturar as oportunidades deixadas em aberto pela Huawei e LG após seus sucessos no negócio de smartphones em 2020. No entanto, as fortes vendas da Apple na China no quarto trimestre de 2021 enfraqueceu a demanda por smartphones chineses. A Oppo e a Vivo sofreram um declínio nas vendas, enquanto a Xiaomi continuou a manter a sua 3ª posição.