Faturamento do mercado de chips cai 5,4% em 2008

0

O faturamento mundial do mercado de semicondutores foi de US$ 255 bilhões no ano passado, uma queda de 5,4% em relação a 2007, quando movimentou US$ 269,5 bilhões, segundo o Gartner. A consultoria observa que o declínio abrupto do mercado no último trimestre de 2008, aliado à continua desaceleração da economia mundial, sinaliza que as vendas tendem a apresentar um recuo mais forte neste ano.
Peter Middleton, principal analista de pesquisas do Gartner, afirmou que no primeiro semestre de 2008 o mercado de semicondutores estava apresentando bons resultados, mas a partir do terceiro trimestre a indústria começou a desacelerar, sob o impacto da crise econômica, e no último trimestre as vendas apresentaram números negativos. "Com o mercado profundamente impactado pela recessão, pode-se esperar também uma considerável consolidação", analisou Middleton.
De acordo com o estudo, a Intel, mesmo com uma receita 0,5% inferior no ano passado, viu sua participação no mercado de semicondutores crescer 13,3%, mantendo o primeiro lugar no ranking de vendas. Os bons números são consequência da separação (spin-off) de sua unidade de fabricação de chips de memória flash NOR.
Em segundo lugar veio a Samsung, com market share de 6,8%, mesmo após suas receitas terem caído 15% por causa da baixa demanda por seus chips de memória DRAM e NAND flash. Na terceira colocação apareceu a Toshiba, empatada com a Texas, ambas com 4,2% de participação de mercado.
Segundo avaliação do Gartner, a empresa que teve melhor desempenho entre as dez maiores foi a Qualcomm. Oitava colocada no ranking geral, ela teve crescimento anual de 13,7%, impulsionado pelas fortes vendas durante os três primeiros trimestres de 2008.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.